segunda-feira, 10 de abril de 2023

Reintegração de posse no Maracanã retira ao menos 100 ocupantes e 300 barracos da área



Últimas
Reintegração de posse no Maracanã retira ao menos 100 ocupantes e 300 barracos da área

Nas primeiras horas da manhã de segunda-feira (10), Oficiais de Justiça em ação conjunta com 40 policiais do CPR-1, mais de 50 do 2º Batalhão de Missões Especiais (2º BME) e Militares da Rotam de Belém, realizam reintegração de posse na Ocupação do Maracanã, situada na rua F, em Santarém.

Segundo o Tenente-Coronel Wilton Chaves do 2º BME, havia ao menos 100 pessoas morando no local e aproximadamente 300 barracos instalados na área que possui uma extensão de 150 por 450 metros.

“Desde outubro de 2022 estão ocupando o local. Contudo, a maioria deles não estavam ocupando. Nós fizemos a verificação através da inteligência, havia pelo menos 100 pessoas morando e o restante só estava especulando para ver se conseguia algum proveito da situação. Alguns também têm casa nas proximidades”, ressaltou o comandante do 2º BME.

O morador Antônio Ferreira alega que não tem para onde ir e a renda que recebe não dá para alugar uma moradia. “Só estou aí, o dinheiro não dá, o que ganho, só dá pra comprar comida. Eu alugava, mas não tenho condição, tô sem casa”, afirmou.
"Seu" Antônio Ferreira alega que não tem para onde ir

Os ocupantes foram avisados na segunda-feira passada, dia 3, sobre a reintegração de posse. Foi dado um prazo para se retirarem da área, alguns acataram a ordem, mas outros permaneceram no local como explica o Oficial de Justiça Jonilson.
“Essa decisão foi expedida no dia 22 de novembro de 2022. Foi comunicado e não desocuparam espontaneamente. Procuramos a PM para fazer o auxílio, houve uma avaliação da área, foi pra Belém e foi comunicado em março sobre a reintegração. Alguns saíram, ficou apenas a barraca, até então, eles recorreram, é um direito que assiste a eles, perderam e o Estado tem o poder de se impor com mandado judicial, dentro da legalidade”, destacou.
A ação contou também com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros, STM, Conselho Tutelar através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtras)
 e a SEMMA.
Confira a reportagem completa na TV IMPACTO.
Matéria atualizada às 9h57*
Por Diene Moura
O Impacto – colaborou Lorenna Morena
Foto: TV Impacto