sábado, 8 de abril de 2023

Segundo Inpe, Pará é o segundo estado que mais desmata no Brasil

 

A Amazônia Legal teve 356 km² de área sob alerta de desmatamento em março, aponta o sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número é o terceiro maior para o mês desde o começo da série histórica em 2016. A área é um pouco maior do que cidade de Belo Horizonte (MG).

O Amazonas foi o estado que mais desmatou, com 127 km². O Pará vem em seguida, com 83 km², e Mato Grosso com 80 km².

A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a área de 8 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão.

O Deter produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²), tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal (exploração de madeira, mineração, queimadas e outras).

O Deter não é o dado oficial de desmatamento, mas alerta sobre onde o problema está acontecendo. O Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) é considerado o sistema mais preciso para medir as taxas anuais.

Desmatamento em 2023

Em janeiro, o desmatamento na Amazônia caiu 61%. Já fevereiro registrou a maior marca para o mês em toda a série histórica, com um total de 322 km².

Na ocasião, especialistas alertaram que esses números devem ser vistos com cautela.

“A queda observada nos dados de desmatamento, em janeiro, deve ser interpretada com cautela, pois a cobertura de nuvem registrada nesse período é a maior dos últimos seis anos para o início do ano. A cobertura de nuvem pode aumentar o tempo de detecção pelo sistema DETER que usa imagens de satélites com sensores ópticos”, disse Daniel Silva, especialista em Conservação do WWF-Brasil.

Fonte: G1

Divulgação - blogdocolares.com