sexta-feira, 21 de abril de 2023

SEMAP - Infraestrutura rural é tema de reunião entre Prefeitura e lideranças de comunidades da região do Tapajós

As principais demandas apresentadas foram nas áreas da saúde, educação e agricultura.

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar, secretário de Agricultura e Pesca Bruno Sá, Secxretpario Emir Aguiar  e comitiva de governo reuniram-se na quarta-feira, 19, com lideranças das comunidades Boim, Pau da Letra, Tucumatuba, Nova Vista e Jauarituba, região do Tapajós, para tratar de pautas relacionadas à infraestrutura rural. A reunião ocorreu no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam). As principais demandas apresentadas pelas lideranças foram nas áreas da saúde, educação e agricultura.

O gestor municipal ouviu cada reivindicação atentamente mostrando-se acessível aos pedidos solicitados e aberto ao diálogo. Na oportunidade, reiterou o compromisso em dar continuidade à política de planejamento integrado e de inclusão das comunidades.

Prefeito Nélio, secretários Bruno e Emir e demais lideranças da região

"A nossa equipe de governo tem se empenhado para sanar problemas antigos tanto da cidade quanto na zona rural. Muito importante essa mobilização das lideranças. A reunião foi proveitosa, uma oportunidade para ouvirmos os anseios dos moradores e, também, reafirmarmos nosso compromisso de seguirmos trabalhando para o fortalecimento do produtor da nossa zona rural", avaliou Nélio Aguiar.

Dentre as principais demandas apresentadas pelas lideranças estavam: recuperação e abertura de ramais; construção de pontes; construção de praças; eletrificação rural; microssistemas de água; construção de escolas e implantação de médicos em Unidades Básicas de Saúde.

Para Marilene Serrão, liderança da Comunidade Boim, esses encontros são importantes para que se mantenha uma relação harmoniosa entre comunidade e município.

"É fundamental que haja o diálogo entre as partes. Nesse momento, isso é de grande importância, pois consolida a continuação da parceria. Esse trabalho consolidado trará inúmeros benefícios para nós moradores da região", disse.

Como encaminhamento, ficou acordado que a prefeitura vai realizar um planejamento estratégico com as secretarias envolvidas e definir as principais ações e prioridades a serem executadas naquela região, tanto na área de agricultura, saúde e educação.

"As comunidades têm reconhecido os esforços que o município tem feito. Ainda temos muito a fazer, sobretudo a questão de serviços de terraplenagem e construção de ponte nessas localidades. Na operação verão, iremos avançar com esse programa e garantir o acesso dos moradores na região", ponderou Bruno Costa, secretário municipal de Agricultura e Pesca.

Além do prefeito Nélio Aguiar e do titular da Semap, Bruno Costa, participaram da reunião os gestores das seguintes pastas: Saúde (Semsa) Irlaine Figueira; Governo (Semg) Emir Aguiar, além do vereador Professor Josafá Gonçalves (PL) e lideranças comunitárias.

Divulgado pelo - www.blogdocolares.com

ASCOM/PMS