quinta-feira, 20 de abril de 2023

Semtras e Equatorial discutem estratégias para alcançar famílias da Tarifa Social de Energia

Fotografo: Reprodução

Com a não atualização, cadastros podem ser suspensos, acarretando a perda do benefício.


Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e a Equatorial Energia discutiram, na quarta-feira, 19, estratégias para que sejam montadas ações para alcançar às famílias que estão com os cadastros da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) desatualizados.
De acordo com a normativa conjunta Sagicad/Senarc/Snas/Mds nº 3 de 11 de abril de 2023, as famílias beneficiárias da TSEE, devem ter seus cadastros regularizados até a data limite: ao final do mês de maio deste ano, para evitar o cancelamento do benefício e a própria exclusão lógica do Cadastro Único.

De acordo com a coordenadora do CAS/CAEC, Marcélia Guimarães, Santarém conta hoje com 2.517, famílias, que estão em averiguação cadastral da tarifa social de energia elétrica.

"A Semtras ofereceu apoio para o cumprimento de atualização cadastral referentes a essas condicionalidades. Faremos as consultas diretamente no sistema pelos cadastradores já em atuação na base de dados do CadÚnico, com apoio dos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Atendimento Social (CAS/CAEC)", informou Marcélia Guimarães.

A coordenadora da Proteção Social Básica, Alinny Lobato, explica que serão realizadas palestras informativas nas reuniões do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), nos CRAS e nos atendimentos de segunda e quarta-feira no CAS /CAEC.

“Iremos informar nossos usuários sobre a importância de procurar o quanto antes os nossos serviços para realizar a atualização cadastral, e assim não perderem o benefício".

Meciano Feitosa, coordenador do projeto E+comunidade da Gerência de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Energia no Oeste do Pará, disse que na oportunidade foi solicitado parceria para a busca ativa das quase três mil pessoas que estão próximas de perder o benefício da tarifa social baixa renda na região de Santarém.
"Pedimos que a população esteja atenta e busque as equipes de assistência social do Município", alertou.
A  secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, solicitou que os funcionários da Equatorial possam participar das ações do Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidade (PPBC) para atender esta grande demanda.

"Sabemos o quanto é importante para estas famílias que são beneficiárias, que continuem com o desconto em sua tarifa de energia elétrica, por isso vamos unir esforços com a concessionária para que elas possam manter este benefício", concluiu a secretária.

Por: Geisa de Oliveira
www.blogdocolares.com