Em sessão ordinária, na tarde desta terça-feira (25), na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Biga Kalahare (PT) utilizou a tribuna para cobrar maior rigor nos casos de maus tratos a animais em Santarém. O parlamentar argumentou que constantes episódios de crueldade são denunciados por Organizações Não Governamentais do município (ONG’s).  E defendeu que os responsáveis precisam ser punidos, para que a lei seja cumprida e, dessa maneira, haja a redução desses crimes.

Ao destacar o caso dos cães da raça Pit Bull, que estão em condições precárias, o petista ressaltou que a atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) é falha nessa questão, pois os donos do canil irregular não foram punidos. Biga chamou a atenção dos órgão ambiental, bem como das Polícias Civil e Militar para que acompanhem os voluntários em denúncias de maus- tratos, uma vez que se trata de situações em que os protetores ficam vulneráveis. De acordo com o vereador, muitos vão a ocorrências delicadas, correndo risco de serem agredidos, pois a maioria é mulher.

Diante do aumento de denúncias que chegam às ONG’s, o parlamentar acrescentou a necessidade do município em proteger os animais e realizar fiscalizações e trabalho preventivo, promovido pela secretaria de Meio Ambiente, com a finalidade de evitar crueldades e aplicar sanções aos agressores. “As pessoas precisam entender que maltratar animal é crime. Todo dia é uma atrocidade. Basta olhar as redes sociais para ver um animal atropelado, machucado ou abandonado”, completou Biga

O vereador anunciou que realizará, no próximo dia 8 de maio, uma reunião pública para tratar sobre a temática e cobrar mais participação do governo municipal na luta contra maus-tratos aos animais.

Visita – Em outro assunto, Biga falou sobre sua visita ao bairro Vigia pela manhã, onde verificou demandas repassadas pelos moradores. E ressaltou que a ausência de infraestrutura foi um dos problemas encontrados pelo petista, enfatizando constantes falhas em projetos de asfaltamento no município, dando como exemplo a rua São Cristóvão, recém asfaltada, que não possui calçada para a trafegabilidade de pedestres, sendo necessário caminhar pela rua e dividir espaço com os veículos.

Assessoria de Imprensa do vereador Biga Kalahare 

DIVULGAÇÃO - BLOGDOCOLARES