O vereador Biga Kalahare (PT), entregou  ao Ministério das Cidades, em Brasília, vários ofícios solicitando projetos para Santarém.  Entre as propostas, estão o retorno do Programa ” Minha casa, Minha vida” para o município, com a finalidade de dar continuidade ao projeto habitacional Moaçara I e II. O retorno das obras do PAC Uruará e Mapiri também foi solicitado pelo petista. O parlamentar detalhou em seus documentos a importância das obras para o município e destacou que O Residencial Moaçara I e II tem 1.408 unidades habitacionais e a conclusão da obra é aguardada por milhares de pessoas, que se inscreveram para o processo de seleção que será realizado pela Caixa Econômica Federal, conforme os critérios do sistema de habitação.

O Núcleo de Trabalho Técnico Social (NTTS), da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Santarém, contabilizou 7.039 inscritos no programa, sendo que desses, 5.114 estão aptos para serem encaminhados à avaliação da Caixa Econômica Federal para concorrerem a um apartamento.  “Santarém enfrenta um sério problema com ocupações em áreas de APA, devido ao crescimento desordenado e a falta de moradias populares para atender famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Existe a imensa necessidade de que o Programa “Minha Casa, Minha vida” seja retomado. Sabemos que o programa beneficiaria mais de 6.000 pessoas”, pontuou.

O parlamentar argumentou que o retorno do PAC Uruará e Mapiri se faz necessário pelo tempo que os beneficiários do programa esperam pela entrega das casas. “São 14 anos que eles aguardam as moradias e desde esse tempo estão recebendo aluguel social da prefeitura no valor de R$ 300,00. Porém, tal valor está defasado, pois não arca com o custo de moradia”, alegou.

O Residencial Salvação, de acordo com Biga, também está entre as pautas apresentadas. O vereador pediu ao Ministério o asfaltamento das ruas do conjunto, com a justificativa de que, agora, com cerca de 18 mil moradores e com a construção de vilas e de novas casas é necessário a manutenção do bairro, uma vez que é evidente o fluxo intenso do trânsito na área, o que gera o desgaste das vias.

Na área do transporte o vereador propôs a implantação de um terminal de integração de ônibus no município. Biga especificou que 40 em cada 100 pessoas que usam o transporte público em Santarém, fazem mais de uma viagem em até duas horas. O censo do IBGE aponta um crescimento populacional considerável, com 350.596 mil habitantes, e estima-se que mais de 60 mil pessoas utilizam transporte coletivo urbano na cidade.

“Queremos tornar mais barato o transporte para a população que depende diariamente dos coletivos. Esse projeto é um sonho para nós, pois é uma maneira de elevar a qualidade do transporte em Santarém e facilitar o acesso aos usuários”, finalizou.

 Assessoria do vereador Biga Kalahare PT 

Divulgação - BLOGDOCOLARAES