terça-feira, 23 de maio de 2023

Ensaios para os Arrastões do Pavulagem 2023 começam em clima de festa e formação do Batalhão da Estrela


Com patrocínio da Equatorial Pará, cerca de 300 brincantes de primeira viagem concluíram o aprendizado das oficinas de dança, percussão e perna de pau. Agora é hora de viver a prática dos ensaios. Arrastões deste ano ocorrem em 11, 18 e 25 de junho e 2 de julho

Com muita música e alegria, começou, na última segunda-feira, 22, mais uma etapa da preparação para os Arrastões do Pavulagem de 2023. A programação ocorre até 7 de junho, em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem, que fica localizado na avenida Boulevard Castilhos França, 738. Os ensaios serão realizados de segunda-feira a sexta-feira, das 18h às 21h, sábados das 15h às 18h, e aos domingos das 10h às 12h.

Nos ensaios, os iniciantes (que participaram das oficinas pela primeira vez) interagem e se misturam com os iniciados (brincantes que já participaram dos Arrastões em outros anos). Juntos, eles formam o Batalhão da Estrela, grupo oficial de brincantes que toca e faz performances durante os cortejos do Arrastão do Pavulagem. Para este ano, estima-se um grupo formado por cerca de 670 pessoas.

 Com o tema "Arrastão do Pavulagem 2023 - Arraial por um Mundo de Paz", a realização é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia e Programa SEMEAR; co-patrocínio de Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Governo do Pará e Prefeitura de Belém através da FUMBEL; com apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT).

“O Arrastão do Pavulagem é uma das manifestações culturais mais importantes do estado e a Equatorial Pará já é uma parceira de longa data do projeto. Acreditamos no poder transformador da arte na vida dos milhares de paraenses que são alcançados com esta iniciativa. A empresa é a maior patrocinadora de cultura do estado e não poderia ficar de fora dessa grande festa tão representativa para todos nós”, destaca Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará.

Do aprendizado nas oficinas para a prática dos ensaios: cultura popular também é inclusão

A preparação para os Arrastões do Pavulagem é feita de diferentes vivências culturais. Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, explica a diferença entre o período das oficinas e os ensaios. "No período das oficinas, o brincante aprende o ofício artístico. No período de ensaios, ele aprimora esse aprendizado para fazer bonito nas ruas", diz.

Ele também comenta o processo didático que os brincantes vivem no Instituto: "Uma das missões do Instituto é o compartilhamento de saberes e fazeres, a valorização da cultura popular e sua difusão. A parte mais bonita é ver o processo de construção e formatação do desenvolvimento do cortejo, que é resultado dessa dedicação coletiva que desemboca na manifestação de rua se juntando com o público, gerando uma interação que presenteia a cidade com essa manifestação que fortalece a cultura amazônica e brasileira".

Confira o Calendário de Atividades do Arrastão do Pavulagem 2023:

https://tinyurl.com/CalendarioArrastao 

Serviço:

COMEÇO DOS ENSAIOS DO ARRASTÃO DO PAVULAGEM 2023 

Data: 22 de maio a 7 de junho

Horário: De segunda à sexta, a partir das 18h; Sábados, das 15h às 18h; Domingos, das 10h às 12h.

Local: em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem (avenida Boulevard Castilhos França, 738)

"Arrastão do Pavulagem 2023 - Arraial por um Mundo de Paz"

Foto: Ingrid Bittencourt