quinta-feira, 4 de maio de 2023

Setur abre inscrições para curso de condutor de trilhas e caminhadas

 

Estão abertas as inscrições para os guias de turismo e condutores de parques ambientais interessados em participar do curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas, realizado em Santarém, entre os dias 15 e 26 de maio. O treinamento é promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e de Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) e a Prefeitura de Santarém.

Para essa turma, serão ofertados dois módulos divididos entre os dias 15 e 19 de maio com aulas teóricas e posteriormente de 20 a 26 de maio com as aulas práticas. Os interessados em participar devem ter mais de 18 anos de idade e podem se inscrever na sede da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém (Semtur), tendo em mãos documentos como RG, CPF, comprovante de residência e Certificado de Conclusão de Ensino Médio.

O objetivo do curso é levar conhecimento e proporcionar aos condutores locais qualificação profissional adequada, para que exerçam a atividade com mais segurança e consciência profissional, e assim possam garantir a integridade física dos visitantes e a prática do turismo sustentável.

“O curso de Condutor Ambiental e Trilhas da Setur tem como objetivo capacitar os profissionais do segmento do turismo de natureza para todo o apoio necessário ao visitante e para que sejam agentes multiplicadores da prática do turismo consciente e sustentável no Pará. De acordo com o nosso Plano de Desenvolvimento Turístico Estadual, o turismo de natureza é um segmento prioritário pela nossa maior atratividade, por sermos 100% na Amazônia brasileira. Capacitar condutores para guiar turistas em áreas naturais, trilhas e caminhadas é uma oportunidade de geração emprego e renda, por meio da prestação de serviços turísticos”, afirma o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa.

O treinamento foi criado em 2015 pela Setur e promove aulas com teorias e práticas, disciplinas voltadas para as Unidades de Conservação, legislação ambiental básica e ecoturismo. Além disso, as aulas contam com técnicas para traçar roteiros, condução de trilhas e aprender como agir em caso de acidentes com animais peçonhentos (cobras e aranhas, por exemplo).

Inscrições – Os interessados em participar do curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas, realizado em Santarém, entre os dias 15 e 26 de maio, devem fazer a inscrição até o dia 12 de maio, na sede da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém (Semtur), localizada na Avenida Curuá-Una 42, Santa Clara. Os documentos necessários são RG, CPF, comprovante de residência e Certificado de Conclusão de Ensino Médio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (93) 35232-4342.

blogdocolares com informações da Agência Pará
Imagem: Agência Pará