sábado, 13 de maio de 2023

Vereador Júnior Tapajós - Audiência Pública na Câmara Municipal debate novas políticas para pessoas com TEA em Santarém

O encontro proposto pelo vereador Júnior Tapajós reuniu diversos órgãos, instituições e entidades ligadas à saúde pública no município para apontar as maiores necessidades atuais para os autistas. 

Vereador Júnior Tapajós.

A Câmara Municipal de Santarém realizou na manhã desta sexta-feira (12) uma audiência pública para debater as ações voltadas para pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA). O debate proposto pelo vereador Júnior Tapajós (PL), reuniu mais de 20 representantes de instituições públicas e particulares de Santarém, que trabalham com pessoas com o Espectro Autista, como: SEMED; SEMTRAS, SMT, Conselho Municipal de Educação; Casa Azul, APAE, UFOPA, IESPES, Conselho da Pessoa com Deficiência; Associações de pais, Centro Regional de Governo e outros.

O encontro foi uma oportunidade de formar um diagnóstico sobre a realidade acerca do dia a dia das pessoa com autismo e as políticas públicas que precisam ser implementadas, para que o atendimento e outros serviços melhorem cada vez mais.

Diversas entidades, instituições e órgãos participaram do debate.

De acordo com as instituições, os pontos mais críticos a serem trabalhados junto ao poder público municipal e demais responsáveis é a melhoria no atendimento e contratação de especialistas, como neurologista, psiquiatra, fonoaudiólogo e outros, uma vez que a demanda é grande demais para o quadro atual de profissionais da rede pública de saúde; assim como a capacitação de professores e demais profissionais da educação que trabalham diretamente com autistas.

Para o vereador Júnior Tapajós, o tema é relevante, bastante amplo e merece ser discutido ponto a ponto com cada instituição que trabalha com o público em questão. “Nossa missão agora é avançar nas discussões, afim de buscar a parte prática das políticas públicas que ainda não foram implementadas e fiscalizar as que estão em vigor”, afirmou o parlamentar.

Vereadora Adriana Almeida.

Como encaminhamento da audiência, que também teve a participação da vereadora Adriana Almeida (UB) alguns pontos devem ser abordados em reunião a ser agendada com a SMT para aprofundar sobre a emissão da carteira de passe livre e o prolongamento do direito aos responsáveis de pessoas com TEA. “Esse é apenas o primeiro ponto a ser debatido. Reuniões com outros órgãos devem ser realizadas para costurar políticas seguras e que possam vigorar de fato, fazendo a diferença na vida dessas famílias e das pessoas com TEA¨, finalizou Tapajós.

Por Márcia Reis – Assessora de Imprensa do vereador Júnior Tapajós

www.blogdocolatrs.com