Diversas lideranças participaram do debate.

Meio Ambiente, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar foram temas da audiência pública, na Câmara Municipal de Santarém, promovida pela bancada petista, através dos vereadores Biga Kalahare e Carlos Martins. A sugestão partiu de organizações ambientais do município para destacar as temáticas.

“A ideia é discutir a semana do meio ambiente e também a semana de luta pelo meio ambiente, de forma integrada. Nós achamos muito importante os temas, porque nós entendemos que precisamos buscar formas de pacificar o campo e essa discussão com as entidades e população é para melhorar a vida das pessoas “, pontuou Carlos Martins.

Vereadores Biga Kalahare (PT), Carlos Martins (PT) e Alba Leal (MDB)

O meio ambiente engloba diversos temas, mas todos esbarram em práticas que levam a preservação de rios, florestas e territórios.  O vereador Biga enfatizou a necessidade de lutar em defesa do meio ambiente com políticas públicas que fortaleçam a preservação ambiental. “Estamos vivendo tempos de urgência para a preservação ambiental, tendo em vista tudo o que aconteceu no governo passado. Juntar essas entidades aqui hoje é necessário, para que a gente possa fortalecer a luta pelo meio ambiente”, ressaltou o parlamentar.

A presidente Ivete Bastos falou em nome do STTR.

O evento contou com a participação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR), por meio da presidente Ivete Bastos, que explicou que discutir o tema meio ambiente é muito amplo, pois ultimamente rios, florestas e terras estão degradados. Portanto, segundo ela, é essencial buscar maneiras para a proteção ambiental, uma vez que, quando a natureza está desprotegida de políticas públicas, a população também fica vulnerável, e, nesse sentido, a agricultura familiar tem sido muito abalada, principalmente na produção e nos povos que produzem, que estão cada vez mais sem estímulos por conta da ausência de políticas públicas. “Nós temos dificuldade para esse incentivo, para essa política da assistência técnica, com as mudanças climáticas e tudo o que assola a nossa região, nós precisamos somar a nossa sabedoria empírica com uma assistência para que a gente possa melhorar a nossa produção”, explicou a presidente.

Auricélia Arapiun e outras lideranças indígenas participaram do debate.

O evento também analisou assuntos agrários, levando em consideração que a soberania alimentar está atrelada à preservação de territórios, principalmente os indígenas, que atualmente, enfrentam ameaças. “Não tem como se discutir o meio ambiente sem falar sobre os territórios indígenas. O meio ambiente envolve todo o nosso modo de vida, não apenas o território físico. Discutir essas questões, é para alinhar uma política que deve ser olhada com mais atenção, uma política para a vida e não para a morte, pois nossos rios estão sendo ameaçados, nosso peixe, nosso povo está contaminado pelo mercúrio, pelo agrotóxico. São práticas que invadiram nosso território e que nos ameaçam”, destacou a Presidente do Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA) Auricélia Arapiun.

A audiência pública contou com a participação de diversas entidades ambientais, sindicatos e secretaria municipais que elaboraram, juntos, algumas ações para o fortalecimento da agricultura familiar e conservação do meio ambiente.

João Paiva, secretário de Meio Ambiente.

O secretário municipal de Meio Ambiente João Paiva avaliou a audiência como de extrema importância para Santarém. Ele frisou as ações que já são desenvolvidas pela secretaria para melhorar a conservação ambiental. “Primeiro dizer que essa iniciativa da bancada é muito positiva, e dizer que a secretaria de Meio Ambiente contribui para um meio ambiente melhor. E nós temos a política voltada para a educação ambiental, através da nossa divisão; nós temos o trabalho de repressão ao dano ao meio ambiente e o nosso setor de licenciamento para dar legalidade as licenças ambientais”, ressaltou o secretário.

Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahar

DIVULGAÇÃO - BLOGDOCOLARES