sábado, 10 de junho de 2023

Na Colômbia, crianças que sobreviveram a queda de avião são encontradas após 40 dias

 

Quatro crianças indígenas foram resgatadas com vida nesta sexta-feira (9) nas selvas do sudeste da Colômbia, 39 dias depois que o pequeno avião monomotor em que viajavam caiu, disseram à Reuters duas autoridades de alto escalão das Forças Militares.

Os menores foram resgatados por tropas do Exército na fronteira dos departamentos de Caquetá e Guaviare, perto da área onde o avião Cessna 206, que cobria a rota entre Araracuara e a cidade de San José del Guaviare, caiu.

“Estão vivos, estão vivos, os encontramos”, disse uma fonte militar de alto escalão próxima à operação de resgate, à Reuters.

A aeronave com sete ocupantes declarou emergência na manhã de 1º de maio, devido a uma aparente falha no motor.

Os três adultos que estavam no avião, incluindo o piloto, morreram e seus corpos foram encontrados dentro da aeronave, enquanto os quatro menores, de 13, 9 e 4 anos, bem como um bebê de 12 meses, sobreviveram ao impacto.

As informações preliminares das Forças Militares, que coordenaram os esforços de resgate de forma contínua apesar das dificuldades climáticas, indicam que as crianças saíram do avião e começaram a caminhar em busca de ajuda no meio da selva.

Os socorristas, que contaram com o apoio de cães treinados em busca e resgate, encontraram vestígios de frutas que as crianças comeram para sobreviver, bem como abrigos improvisados feitos de vegetação no meio da selva.

Aeronaves e helicópteros da Força Aérea e do Exército participaram das operações de busca e resgate.

Fonte: CNN
Imagem: Forças Militares da Colômbia/Divulgação