segunda-feira, 24 de julho de 2023

Primeira escola com sistema de energia solar na Comunidade Tabocal

 Educação 

Prefeitura de Santarém entrega primeira escola com sistema de energia solar na Comunidade Tabocal

Fundada no governo militar do Capitão Emanuel de Moura Mello, em 15 de março de 1970, com o nome de Escola Municipal de Ensino Fundamental Jarbas Gonçalves Passarinho e tendo iniciado as atividades em um pequeno prédio, com apenas duas salas de aula, o educandário, com 53 anos de fundação, passou por uma grande reforma e ampliação. Recebeu 11 novas salas de aula, biblioteca, sala de informática, laboratório de ciências, cozinha, área de serviço, deposito de merenda, depósito de material de limpeza, banheiros e a instalação de placas solares. O investimento da Prefeitura supera R$ 3,5 milhões (exatos R$ 3.595.580,25). A última reforma havia sido realizada em 2004. Posteriormente, em 2008, foi construída uma sala para a biblioteca.

A escola Tereza Neuma atende alunos da educação infantil,  1º ao 9º ano do ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). São 710 alunos matriculados, nos turnos matutino e vespertino, incluindo as duas escolas anexas: Elinaldo Barbosa (na comunidade Cedro, com 62 alunos) e Ubaldo Corrêa (na comunidade Lavras, com 13 alunos).

Com a implantação da energia solar, toda essa estrutura de salas de aula e ambientes pedagógicos e administrativos receberam climatização, permitindo espaços mais acolhedores. A gestora da escola Amélia Mélem Ebrahim lembrou que o pedido pela reforma vem desde 2017 e, segundo ela, superou a expectativa.

“Nós estávamos na expectativa de receber uma escola melhor, mas não tão boa quanto essa, uma proposta melhor do que a gente imaginava. Há muito que a gente pedia a reforma, desde 2017, mas o governo entendeu que uma reforma só do telhado não era melhor, melhor era uma escola nova e foi isso que o prefeito fez e nos deu de presente, por isso digo que o sentimento hoje é de gratidão e a gente tem que agora, junto com a comunidade, zelar, cuidar, para que tenhamos um futuro na educação com muito mais qualidade”.

 A secretária de Educação, Maria José Maia, ressaltou que, após 60 dias de programação alusiva ao aniversário de Santarém, a entrega da escola Tereza Neuma fecha com chave de ouro esse primeiro momento.

“Só a educação entregou 34 obras na programação e aqui no Tabocal, o prefeito Nélio já entregou a ampliação da Escola Maria das Dores e depois e quadra coberta, já construiu e entregou a creche Ubaldo Corrêa e, em termos de estrutura física encerra hoje com a entrega da Escola Tereza Neuma que, na verdade foi uma reconstrução, uma escola completa com laboratórios de ciências, de informática, 16 salas de aulas totalmente climatizadas, agora com energia solar, e uma quadra coberta, então a gente está muito feliz por proporcionar à comunidade do Tabocal esse grande avanço na educação”, completou Maia.

O prefeito ratificou o compromisso do governo com a educação.

“Além da reforma e ampliação, o município inovou com a instalação de 170 placas solares. Esse é apenas o pontapé deste projeto, muitas outras escolas ainda serão beneficiadas.  É importante reiterar que nós estamos olhando pra educação em todos os detalhes, nós temos a valorização dos profissionais da educação, pagamos o Piso Nacional do Magistério, fomos atrás do precatório e estamos dependendo apenas de um laudo do TCM mas está tudo pronto para, a hora que chegar o laudo, a gente vai pagar a primeira parcela, são três parcelas, a primeira é de 40% do recurso, investimos no transporte escolar, já foram comprados 24 ônibus e compramos agora mais oito, serão 32 ônibus, na educação infantil já são 33 creches e ainda temos outras em construção, tem reforma e ampliação de escolas, então é um conjunto de investimentos que, de fato, comprovam nosso compromisso com a educação”.

com informações da PMS

DIVULGAÇÃO bLOGDOCOLARES