Em sessão ordinária na tarde desta quarta-feira (16), na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Biga Kalahare (PT) utilizou a tribuna para cobrar soluções para a falta de água em Santarém, que atinge diversos bairros do município há, pelo menos, uma semana. O parlamentar explicou que a resolução do problema deve ser cobrada do governo municipal e não da deputada estadual Maria do Carmo (PT), fazendo referência à fala do vereador JK do Povão, que discursou antes do petista.
Biga enfatizou que a falta de água é crônica e que, o município sofre há cerca de 30 anos com a ausência de água regularmente, uma vez que a cidade não dispõe de um almoxarifado para repor peças das bombas que apresentam defeito. O parlamentar frisou que a responsabilidade de melhorar o serviço é do prefeito Nélio Aguiar que, por meio de parcerias com o governo estadual, pode buscar melhorias para a Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA) em Santarém.
Ao destacar sua luta por um abastecimento de água digno para a população, o vereador salientou que a participação da Casa é importante nessa cobrança, pois os vereadores precisam buscar resolver o problema juntos. “Aí fica o questionamento: cadê o prefeito Nélio Aguiar que não se manifesta, que não se movimenta? Não adianta cobrar de deputado. Tem que cobrar do prefeito, tem que cobrar do governador. A casa aqui também tem que cobrar, porque não adianta apenas 2 ou 3 vereadores cobrarem a respeito da COSANPA” pontuou .
Festival folclórico – Ainda em sua fala, Biga fez um convite aos parlamentares para prestigiarem a cultura do município, através do Festival Folclórico que acontecerá no final de agosto. Biga ressaltou a importância das manifestações culturais e dos grupos de dança que fazem o evento ocorrer todos os anos, mesmo, segundo ele, com pouco apoio da Secretaria Municipal de Cultura. “Convido a todos para assistirem às apresentações, para dar apoio aos grupos, porque eles gastam muito e têm pouco apoio e recursos. Vamos lá prestigiar eles” finalizou.
Por Daína Aben-Athar -Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare