segunda-feira, 30 de outubro de 2023

XIX Festival Gastronômico do Charutinho de Ponta de Pedras será de 10 a 12 de novembro

  30 de outubro de 2023

O evento é uma realização da Associação de Moradores da comunidade em parceria com a Prefeitura de Santarém
Reprodução: Agência Santarém

APrefeitura de Santarém realiza o XIX Festival Gastronômico do Charutinho, de 10 a 12 de novembro na Comunidade de Ponta de Pedras, localizada a cerca de 36 quilômetros de distância do centro do município de Santarém. O evento é uma realização da Associação de Moradores Nossa Senhora das Graças, comunidade de Ponta de Pedras Eixo Forte (AMNSG), em parceria com a Prefeitura, através das Secretarias de Turismo (Semtur), Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Cultura (Cultura), Agricultura e Pesca (Semap), Urbanização e Serviços Públicos (Semurb), Meio Ambiente (Semma) e Saúde (Semsa). A abertura oficial é no sábado, dia 11 de novembro, às 10h30.

O festival une turismo e gastronomia, com a potencialidade para o turismo de praia e sol. Por ter um potencial turístico de base comunitária de grande relevância, Ponta de Pedras desponta com um dos mais belos cenários amazônicos e é detentora de riquezas culturais e naturais.

O evento tem como objetivo valorizar o potencial gastronômico e turístico da comunidade Ponta de Pedras, fortalecendo e resgatando a cultura local, além de promover a socialização e integração dos comunitários e visitantes.

Reprodução

O Festival do Charutinho movimenta a economia da comunidade. O faturamento dos restaurantes e comércio local aumenta mais de 50%. O acesso à comunidade é feito pela estrada, que recebe manutenção neste período de verão, ou por meio fluvial.

Ponta de Pedras é conhecida por enormes rochas negras que se erguem na beira do rio Tapajós, formando cavernas com águas tranquilas e frias. O festival é uma mostra da culinária local, e oferece peixes da região. O prato principal é o charutinho – peixe pequeno, tipo sardinha. O charutinho é frito e fica crocante, sendo servido com farofa, arroz e vinagrete.

Reprodução

Além de degustar a iguaria, os banhistas podem conhecer os biscoitos e doces fabricados por moradores da região. A vila oferece opções de hospedagem e vários restaurantes.

Com informações da Ascom PMS

blogdocolares