terça-feira, 31 de outubro de 2023

Prefeito Municipal de Santarém Nélio Aguiar faz uma avaliação de sua viagem à China

Prefeito de Santarém Nélio Aguiar na China


O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, já de volta ao município, fez uma avaliação bastante positiva da viagem à China, na semana passada. Nélio fez parte de uma comitiva brasileira que participou de um encontro com empresários e representantes do governo chinês. Na ocasião, o gestor municipal apresentou os potenciais do município para possíveis investimentos. O evento aconteceu na cidade Zhu Hai, província de Guangdong.

 

A visita à China foi possível por meio da companhia estatal chinesa Sino-LAC, que promove cooperação internacional entre a China e países da América Latina. Segundo o prefeito, existe um grande interesse por parte dessa estatal em estreitar relações comerciais com o Brasil, em especial com o Pará. 

 

“Então existe um grande interesse por parte da Sino-LAC em estreitar essas relações e fazer essa cooperação com o estado do Pará e com a China, envolvendo principalmente os municípios de Santarém e também de Barcarena, onde nós temos dois portos importantes que facilitam essa logística entre os dois municípios, entre o nosso estado do Pará e também todo o continente asiático”, contou o prefeito.

 

Segundo Nélio Aguiar, a programação na China foi bastante intensa com demandas na área da ciência e tecnologia. “A China é a segunda maior economia do planeta. E é muito importante porque essa parceria, essa aproximação com a Sino-LAC vai ser muito importante para a gente avançar na questão de uma parceria do ganha-ganha. Onde não ganha somente a China, nós aqui, a indústria, os produtores de Santarém e de toda a nossa região. Como temos acesso também a Cuiabá-Santarém e outros acessos aos municípios da outra região, os frutos dessa parceria e dessa viagem, não serão colhidos somente por Santarém”, informou o gestor municipal.

 

Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, em visita a China - Créditos: Divulgação/PMS

Nélio lembrou que já existe uma parceria principalmente na exportação de grãos, da soja e do milho. “Esse nosso contato, essa nossa viagem, a convite deles, inclusive tudo bancado por eles, é para avançar na verticalização da economia, para avançar também em outros produtos. Onde nós temos os frigoríficos de carne, temos também a exportação de peixe, podemos exportar frutas. O que a gente tem de produção excedente e produtos também industrializados vai ser um novo canal, uma nova abertura para atender esse importante mercado com outros produtos. Além dos produtos in natura. Então é uma grande oportunidade, pois agrega mais valor e dá oportunidade para muitas empresas que produzem e que têm excedente na sua produção e a exportação desses produtos vem realmente das novas oportunidades de negócio”, finalizou o prefeito. 

Miguel Oliveira

Blogdocolares