Prefeitura notificou empresa a ajustar área onde o estacionamento será rotativo.
Por Sílvia Vieira, g1 Santarém e Região — PA
Área de estacionamento rotativo "Zona Azul" foi reduzida — Foto: Prefeitura de Santarém / Divulgação
Com uma área de abrangência de aproximadamente de 60% do que estava previsto, a empresa Pare Azul começa a operar efetivamente o sistema de estacionamento rotativo "Zona Azul" nesta terça-feira (23), em Santarém, oeste do Pará.
- A empresa foi notificada pela Prefeitura de Santarém para reduzir a área de estacionamento rotativo, limitando-se a área central do comércio.
"A gente fez todo um processo de diálogo de ouvir mototaxistas, taxistas, com a participação do vereador Andreo Rasera e do vereador Alexandre Maduro, e eu tenho certeza que a população vai aprovar, porque o estacionamento rotativo é necessário para movimentar ainda mais o comércio, esse é o principal objetivo. A gente já está notificando a empresa e o projeto vai ficar restrito à São Sebastião, Joaquim da Costa Pereira, Av. Tapajós, João Otaviano de Matos e Silvino Pinto até São Sebastião. Portanto, a empresa deve retirar as placas das demais áreas onde havia colocado", disse o prefeito Nélio Aguiar. A redução da área de abrangência da Zona Azul foi tema de uma reunião na semana passada na Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) com a participação de comerciantes, trabalhadores, operadores de táxi e de veículos pesados, moradores das áreas residenciais, entre outros. Durante o encontro, foi pontuada a necessidade de adequação dos pontos da Zona Azul, considerando que alguns trechos já havia delimitação para estacionamento de táxis, mototáxi, embarque e desembarque de cargas, além da presença de residências que não têm garagem.
Empresa Pare Azul realizou orientação aos condutores para implantação do estacionamento rotativo — Foto: Agência Santarém / Divulgação
Para minimizar os impactos da redução de vagas de estacionamento para essas categorias, foi feito um ajuste no projeto inicial, com redução da área de abrangência da Zona Azul. E um trabalho de orientação aos condutores de veículos foi realizado pela empresa Pare Azul, na semana passada, na Av. Tapajós e outras vias da área de abrangência da Zona Azul. O estacionamento rotativo foi concebido com o objetivo de desafogar o trânsito, com a rotatividade nas vagas de estacionamento, de modo a impulsionar a movimentação econômica no comércio local, além de contribuir com a arrecadação para investimentos em serviços importantes para a população.
- "Santarém já é uma cidade grande e a exemplo das capitais que já trabalham com a zona azul, a gente precisa acompanhar esse crescimento e essa necessidade. Tenho certeza que depois que estiver em funcionamento, a população vai aprovar esse modelo de estacionamento rotativo, porque vai ser bom para o consumidor que muitas vezes deixava de vir ao comércio porque não encontrava vagas para estacionar, e também para os comerciantes, com a maior movimentação no centro comercial da cidade", ponderou Nélio Aguiar.