Libertadores: Red Bull Bragantino e Botafogo decidem vaga na fase de grupos
As retas finais frustrantes do Brasileirão colocaram Red Bull Bragantino e Botafogo frente a frente e, nesta quarta (13), os times definem o primeiro confronto brasileiro da Libertadores de 2024 por uma vaga na fase de grupos. Após a vitória do Glorioso por 2 a 1 no Rio de Janeiro, a bola rola a partir das 21h30 (de Brasília) no Nabi Abi Chedid, a casa do Massa Bruta em Bragança Paulista.
O encontro na terceira fase preliminar entre os times só acontece pela queda brusca nas últimas rodadas da Série A. O Botafogo esteve no G4 entre a primeira e a 36ª rodada, mas terminou em quinto lugar. O Red Bull Bragantino teve a vaga direta na fase de grupos entre as rodadas 24 e 34, mas terminou na sexta colocação. Os resultados frustrantes tiveram diferentes impactos nos clubes.
Em Bragança Paulista, houve a manutenção do trabalho de Pedro Caixinha – no cargo desde janeiro de 2023 – e da base da equipe. Em relação ao jogo contra o Botafogo pela 34ª rodada do Brasileirão, em 12 de novembro, o Red Bull Bragantino pode ter até nove jogadores que atuaram naquela partida como titulares nesta quarta.
Já pelo lado carioca, a perda do título causou uma reformulação no departamento de futebol. Nem mesmo Tiago Nunes, que assumiu o Botafogo em outubro, segue no cargo. O técnico foi demitido no fim de fevereiro e Fábio Matias – que trocou o Sub-23 do Red Bull Bragantino pelo Glorioso em janeiro – vai para a sexta partida como interino.
As mudanças também atingiram o elenco alvinegro. Dos 15 atletas utilizados no confronto citado pelo Brasileirão, sete deixaram o clube, sendo cinco titulares: Perri, Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Victor Sá. Por outro lado, o Botafogo contratou 10 reforços para 2024, dos quais cinco devem ser titulares no Nabi Abi Chedid.
G1