segunda-feira, 25 de março de 2024

Totens de segurança garantem maior amplitude no monitoramento das vias e atendimento de urgência e emergência

 

Totens de segurança garantem maior amplitude no monitoramento das vias e atendimento de urgência e emergênciaAutor: Wesley Santos/Agência Santarém

Por - Alailson Muniz

Publicado em  - Atualizado 
Os totens fazem parte do projeto "Cidades Inteligentes" que fortalece a parceria com os municípios

O Governo do Estado entregou na manhã de sábado, 23, oito totens da Segurança Pública para o município de Santarém. Os equipamentos já estão instalados em pontos estratégicos, nas principais vias públicas da cidade, além do famoso distrito de Alter do Chão. A iniciativa tem o objetivo de garantir maior agilidade no atendimento das ocorrências de urgência e emergência, com maior e melhor cobertura visual dos locais onde foram instalados. Os equipamentos forma entregues pelo governador Helder e recebidos simbolicamente pelo prefeito Nélio Aguiar.

Os totens fazem parte do projeto "Cidades Inteligentes" que fortalece a parceria com os municípios, visando potencializar as ações de segurança com uso de tecnologia, com recurso de videomonitoramento e inteligência artificial.

O governador do Pará, Helder Barbalho, ressalta a importância do equipamento para garantir a segurança dos santarenos.

“Hoje estamos iniciando uma estratégia fundamental adotando  tecnologia e inovação como aliado da segurança pública e da redução da criminalidade, que são esses totens que estão espalhados em cinco cidades do nosso estado como, Belém, Ananindeua, Marabá, Altamira e a partir de hoje, Santarém, que recebe 8 totens espalhados pela cidade e estão integrados ao sistema de monitoramento da segurança”, destacou Helder Barbalho.

O governador ressaltou ainda a operacionalidade do equipamento como a leitura facial e a identificação de placas veiculares.

“Esses totens possuem várias câmeras, entre elas uma de 360° que tem o alcance a longa distância das imagens. Ele conta também com a implementação de leitura facial e identificação de placas veiculares, o que significa dizer que, se um cidadão evadido do Sistema Penal estiver circulando pela orla de Santarém, ele será identificado por meio de uma base de dados que o sistema tem, e assim, será acionado um alerta para a Segurança Pública que deslocara uma viatura para a captura do foragido, bem como nos casos em que um veículo roubado ou furtado, também será identificado, auxiliando de forma eficiente o sistema de segurança à inibir e coibir o crime, realizando buscas de foragidos e apreensão veiculares. Ele também emite alertas educativos auxiliando assim, a população local e os turistas que estiverem circulando pela cidade de Santarém”, pontuou Helder Barbalho.

Santarém é o quarto município a receber oficialmente os equipamentos. As cidades de Belém, Altamira e Marabá, já contam com a funcionalidade do sistema. No total 50 equipamentos estão distribuídos no estado, entre eles, na Capital paraense, Belém, além das cidades de Ananindeua (Região Metropolitana), Altamira, Marabá e Santarém.

"A entrega destes totens de segurança representa mais um passo significativo em nossa missão de garantir a proteção e o bem-estar de nossa população. O projeto 'Cidades Inteligentes' demonstra compromisso conjunto em utilizar tecnologia avançada para fortalecer as ações de segurança pública em Santarém. Estes equipamentos, estrategicamente instalados em pontos-chave da cidade e de Alter do Chão, proporcionarão maior eficiência no atendimento de ocorrências e contribuirão para a tranquilidade e segurança de nossos cidadãos," disse o prefeito Nélio Aguiar.

Os totens também facilitam o repasse de informações estratégicas entre as forças de segurança, e realizam o monitoramento, por meio de uma 4 câmera fixas que permitem a visualização em 360°, garantindo cobertura total das áreas.