A antecipação do pagamento do 13º salário para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), anunciada no último dia 13, vai injetar mais de R$ 67 bilhões na economia brasileira e beneficiará 33,7 milhões de pessoas. No Pará, a antecipação do pagamento do 13º deverá alcançar quase 800 mil beneficiários, com a injeção de cerca de R$ 660 milhões.
Embora essa já seja uma prática comum, o educador financeiro Haelton Costa, destaca que a medida pode aumentar o consumo de alimentos, eletrodomésticos e eletrônicos. Além disso, os recursos são usados para quitar dívidas. “A nossa população brasileira é uma população em que a grande maioria ganha salários baixos. Nesse caso, a antecipação do décimo terceiro para aposentados e pensionistas é sempre muito bem-vinda”, pontua. Segundo o especialista, entender as circunstâncias que motivam a antecipação é bem importante. “Para utilizar bem o 13º salário devemos saber o quanto vamos receber e como estão as finanças. Precisamos avaliar se está precisando usar esse dinheiro extra para alguma coisa, como, por exemplo, comprar remédios. Geralmente aposentados têm uma carga de compra de remédio muito grande. Se ele tem uma dívida que não está conseguindo pagar e os juros dessa dívida são altos”, exemplifica.
“Ele também pode usar essa antecipação para realizar um desejo ou vontade, como comprar uma máquina de lavar, televisão, fogão ou fazer uma viagem. Aliás, o dinheiro não serve só para pagar conta, ele também serve para realizar uma vontade ou comprar alguma coisa de necessidade que ele não está conseguindo com o salário”, explica.
“Se a pessoa estiver com a sua vida financeira toda organizada, não está devendo ninguém ou apenas está devendo, mas está conseguindo pagar, e esse dinheiro na verdade vai entrar para sobrar, essa pessoa não está precisando de nada, eu sugiro que uma aposentada e pensionista possa fazer uma pequena viagem, possa sair para reunir a família, fazer um pequeno evento em casa e reunir os amigos. Fazer com que aquele dinheiro extra que está chegando se transforme em satisfação, se transforme em prazer, se transforme em realização de desejos e vontades. Caso não tenha nenhuma necessidade, com as dívidas em aberto”, sugere.
O educador financeiro aconselha ajustar as finanças para não esquecer que, ao antecipar, não vai contar com o valor no fim do ano, o que pode demandar algum realinhamento de cálculo, considerando que dezembro e janeiro são meses conhecidos pelo aumento de gastos, seja pelas férias e festas ou pelos impostos.
Haelton Costa ainda acrescenta que é relevante avaliar as taxas e custos envolvidos nessa antecipação, para não pagar muito caro por esse dinheiro.
Para quem está com o orçamento saudável e está montando uma reserva de emergência, diz Haelton, o ideal é investir o valor. “Para aqueles que podem fazer o investimento, eu sugiro dois tipos de investimento para esse público. O primeiro é a poupança, que é um investimento seguro. A poupança é uma reserva financeira, guardada para uma finalidade futura, com rentabilidade definida por lei e que varia de acordo com a taxa Selic”, explica.
“Outro investimento que eu sugiro é o RDC que está entre os investimentos mais rentáveis que a poupança. Com as altas da taxa Selic em 2022, essa modalidade se tornou bastante atrativa para diversos perfis de investidores. Uma particularidade do RDC é que sua aplicação em renda fixa é emitida pelas cooperativas de crédito”, conclui.
Parcelas
A primeira parcela do décimo será depositada neste mês de abril e a segunda em maio de acordo com o calendário de pagamento.
fonte - INSS
blogdocolares