quinta-feira, 4 de abril de 2024

Bocão Ed. 1.505

 

Bocão Ed. 1.505

JARDEL BOA OPÇÃO       

Dr. Piroga, em suas visitas na cidade, foi levantar a situação política para saber o nome que chama atenção do povo para concorrer à prefeitura. E ouviu que o nome do Delegado Jardel tem boa preferência. A cada 10 pessoas, 6 apoiam o nome do Delegado Jardel.

JARDEL BOA OPÇÃO 2

Com o enfraquecimento da Direita em Santarém, Delegado Jardel surge pelo Solidariedade como um novo nome na disputa para a prefeitura de nossa cidade.

JARDEL BOA OPÇÃO 3

Político bem relacionado, com trânsito em diversos setores da sociedade, além de possuir ampla experiência de gestão pública, o que se faz necessário para o atual momento do município. De tendência centro/direita, Delegado Jardel é uma opção de renovação na corrida eleitoral rumo ao Palácio Jarbas Passarinho.

PARTIDO ENROLADO  

A coluna recebeu mensagem que tem partido com problemas em prestações de contas de dívidas não pagas, que podem inviabilizar o recebimento do fundo eleitoral e prejudicar a manutenção da campanha de seus candidatos. E tem gente investigando gastos com a pré-candidatura a prefeito e pode complicar a candidatura.

PROIBIDO PEDIR VOTO

O pedido de voto explícito ou implícito, que abrange o uso de palavras como “apoiem” e “elejam”, é proibido, segundo a Lei Eleitoral. Em um evento para muitas pessoas, com discursos de políticos pedindo voto, realização de reuniões como forma de declarar que é pré-candidato, isso é proibido pela legislação eleitoral e já foi confirmado pelo Supremo Tribunal Federal. Portanto, já existem vários vídeos de um candidato a prefeito e vereador que serão denunciados à Justiça.


JAIR BOLSONARO           

A coluna recebeu informação de que o ex-presidente Jair Bolsonaro não vem a Santarém. Ele comentou que quando precisou de apoio, ninguém ajudou. Agora que estão precisando dele para ser candidato a prefeito, está sendo procurado. Segundo o informante, ele não autorizou nenhum candidato a usar o nome dele. Até porque não possui nenhum cargo político.

POSSE DE JOÃO   

João Pingarilho tomará posse no próximo dia 5. João foi nomeado no dia 3. Portanto, a posse vai ocorrer sexta-feira, dia 5 às 10 h na Secretaria Regional de Governo com a presença do Chefe da casa Civil Luziel Guedes, Prefeito Nélio Aguiar, Deputado Henderson Pinto e demais convidados.


ZÉ MARIA NO PÓDIO     

Pré-candidato a prefeito de Santarém, José Maria vai deixar a Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas no dia 5 para se dedicar à sua pré-campanha a prefeito de Santarém com amplas possibilidades de sucesso.

ZÉ MARIA NO PÓDIO 2

Os partidos que formam o arco de aliança com o MDB estão trabalhando na montagem de suas chapas, para fortalecer o apoio à candidatura de José Maria e eleger o maior número de vereadores e vereadoras. Iniciaremos as articulações para montar equipe que irá trabalhar no plano de governo e também montar a coordenação de campanha.


NA MIRA DO MPF      

No mês de março o Ministério Público Federal (MPF) instaurou Inquérito Civil (IC), visando apurar possível prática de ato de improbidade consistente na contratação de terceiros sem licitação, pagamento de serviços não executados e inserção de dados falsos no sistema para dissimular o desvio de recursos públicos, especialmente federais no município de Prainha.

NA MIRA DO MPF 2

Agora com IC, as investigações devem avançar com novas diligências. Também será verificado o interesse ou não pelo município de Prainha quanto à celebração de Acordo de Não Persecução Cível (ANPC), celebrado entre o acusado por ato de improbidade administrativa e o MP ou a pessoa jurídica interessada.

NA MIRA DO MPF 3

“(…) reitere-se o expediente (…) ao Prefeito Municipal para que se manifeste sobre o interesse em celebrar ANPC, sem necessidade de envio de peças digitais, tendo em vista que já houve determinação nesse sentido (…), devendo-se advertir, que a ausência de informação no prazo assinalado poderá ensejar o manejo de medida judicial cabível, bem como poderá desencadear persecução criminal (…), informou o Procurador da República.

NA MIRA DO MPF 4

O fiscal solicitou que seja realizado contato telefônico com a prefeitura para reforço do recebimento da informação sobre a celebração do ANPC, estabelecendo prazo fixo de (dez) dias para resposta.


FISCALIZAÇÃO 

O Promotor de Justiça titular da Promotoria de Terra Santa, Guilherme Lima Carvalho, instaurou o Procedimento Administrativo para acompanhar e fiscalizar a regularidade da contratação de servidores temporários pela prefeitura de Terra Santa.

FISCALIZAÇÃO 2

Uma fonte da Coluna disse que no dia 22 de março de 2024, foi expedido um ofício ao prefeito Odair José Farias Albuquerque (Doca), onde foi solicitado prazo de 10 (dez) dias úteis para que o gestor informasse ao Ministério Público:

FISCALIZAÇÃO 3

a) a quantidade de cargos públicos existentes no município, devendo ser especificado quantos cargos são destinados, respectivamente, a servidores efetivos, comissionados e temporários; b) quantos cargos destinados a efetivos estão preenchidos com servidores temporários; c) relação nominal de todos os servidores efetivos, temporários e comissionados.

MPPA, STF E COAF   

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, por unanimidade, na terça-feira (2), a decisão do ministro relator Cristiano Zanin que permite ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) o compartilhamento com a polícia de seus dados, sem a necessidade de autorização judicial. O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) foi o autor da ação e do recurso julgado ano passado, que questionou a decisão do STJ em um caso de suposta prática de lavagem de dinheiro. Relator do caso, o ministro Cristiano Zanin afirmou que exigir aval da Justiça para o repasse dos dados pode inviabilizar a atuação do Coaf, que é um órgão de controle.O processo refere-se ao Caso Cerpasa, que envolve investigação de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal de dirigentes da empresa, que resultou em prejuízo ao erário do Pará de cerca de R$ 600 milhões.

Por Baía