Codec reúne com Associação Comercial e Prefeitura para tratar do Distrito Industrial de Santarém
A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), reuniu com empresários e Prefeitura de Santarém, na sede da Associação Comercial de Santarém (ACES) para tratar do andamento da implantação do Distrito Industrial do município, que se encontra em fase de regularização fundiária.
O encontro aconteceu na última terça-feira, 2, e contou com a participação do gerente de Desenvolvimento e Estudos Econômicos, Ricardo Carneiro, que representou a Companhia e falou sobre os trâmites do processo para a efetivação do empreendimento na cidade santarena.
“No momento, as áreas programadas para receber o empreendimento ainda se encontram em fase de avaliação imobiliária, para o fim de subsidiar o processo de desapropriação, a ser conduzido pelo estado. Para tanto, a Codec contratou uma empresa especializada para promover o levantamento e a avaliação dos ativos relacionados às áreas, o que posteriormente será levado à homologação do ITERPA (Instituto de Terras do Pará), para posterior encaminhamento à PGE (Procuradoria Geral do Estado do Pará) para a ação de desapropriação. O processo se encontra tramitando de acordo com os prazos programados, ao que esperamos que a imissão da posse das áreas à CODEC venha a acontecer o mais breve possível, para continuidade das ações, uma vez que esse Distrito é uma das prioridades do governo do estado”, concluiu Ricardo Carneiro.
Além do apoio técnico e jurídico, no encontro, a Codec disponibilizou workshop para falar sobre desenvolvimento industrial da região e suas potencialidades, incluindo um cronograma de ações de capacitação, que será direcionado tanto para a melhoria do ambiente de negócios do município, quanto para preparação dos empresários para exportação de bens e produtos, além do maior conhecimento da Lei de Incentivos Fiscais do governo do estado, devendo ainda neste semestre de 2024.
O presidente da Associação, Alexandre Chaves, agradeceu a presença da Codec e ressaltou a importância de criar eventos que tratem do desenvolvimento econômico para os empresários e demais interessados. “É muito importante, abordar esses temas, principalmente no que diz respeito aos incentivos fiscais, por isso que nós procuramos a Codec, porque aqui na região o empresariado é muito carente, não tem prática na política de incentivos, têm empresários que nunca ouviram falar sobre e por isso não procuram sobre o assunto e os que procuram não sabem onde encontrar”, detalhou o presidente.
Conheça o projeto – O DI de Santarém terá uma área incentivada de 174 hectares (1.740.000 metros quadrados), preparada para atrair investimentos e negócios para o oeste do Pará, viabilizando o ordenamento das atividades industriais, de logística e serviços, e dando destaque à bioeconomia e à biotecnologia. Santarém deve se tornar um grande pólo importador e exportador devido à logística privilegiada com o encontro dos rios Tapajós e Amazonas. O local estratégico recebe navios transatlânticos o ano inteiro.
O Impacto com informações do CODEC