Hospital Regional de Santarém mobiliza usuários para campanha de doação de sangue
Asolidariedade moveu Débora Castro, acompanhante de um paciente, que ao chegar no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) nesta terça-feira, 16 de abril, foi informada sobre uma campanha de doação de sangue. Ela não hesitou em fazer a sua doação. “Eu vim trazer o meu filho para uma consulta e soube que estava tendo uma ação para doação de sangue e eu aproveitei para fazer a minha parte”, enfatizou Débora.
A iniciativa, promovida pela Agência Transfusional do hospital em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), foi intitulada ‘Você ainda tem tempo para salvar vidas’, com o objetivo de aumentar o estoque de sangue na referida instituição, que atende toda a região do Baixo Amazonas. Nesta edição, o evento mobilizou 58 colaboradores e acompanhantes da unidade.
Paula Alves, colaboradora da unidade, destacou a importância da doação de sangue e expressou a sua satisfação em contribuir para salvar vidas. “Nós atendemos pacientes que necessitam dessas doações, e poder fazê-lo de forma gratuita é uma oportunidade única de ajudar”, enfatizou Alves, que já participa da campanha há três anos consecutivos.
O diretor técnico da unidade, Gustavo Estanilau, ressaltou a relevância da mobilização da comunidade e agradeceu a todos os envolvidos. “A solidariedade demonstrada pelos doadores é fundamental para o funcionamento adequado dos nossos serviços de saúde. Cada bolsa de sangue coletada representa uma chance de salvar vidas e proporcionar esperança para aqueles que mais precisam”, afirmou Estanilau, reforçando o compromisso do Hospital em continuar promovendo ações de solidariedade e cuidado com a comunidade.
O HRBA, que é Gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com o Governo do Estado, desempenha um papel crucial como referência em média e alta complexidade para uma população de 1,3 milhão de pessoas em 29 municípios da região.
Critérios para a Doação de Sangue
Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e estar em bom estado de saúde, bem alimentados e apresentar documento de identidade com foto no momento da doação. Para os menores de idade, a autorização dos pais é obrigatória.
“Precisamos que as pessoas tenham a doação de sangue como um hábito. Cada doação pode salvar até quatro vidas”,destaca Regiane Dias, assistente social do Hemopa.
O Hemopa fica aberto para doações de segunda a sábado, das 7h30 às 13h, oferecendo mais oportunidades para quem deseja contribuir. O Hemocentro está localizado na Avenida Frei Vicente, 696, bairro Aeroporto Velho.