Nesta quinta-feira (18), o governo do estado fará a entrega das primeiras 506 câmeras corporais à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que serão utilizadas pelos policiais penais nos blocos carcerários e nos ambientes de visitação. Ao todo, serão 1.989 bodycams, um investimento de mais de R$ 4,5 milhões. A cerimonia de entrega será realizada no palácio do governo.
Ainda no mês de fevereiro deste ano, a Seap iniciou a fase de testes e treinamento para a implementação dos equipamentos. A previsão é que as primeiras bodycams estejam em pleno funcionamento já no mês de abril.
Na primeira etapa, as câmeras corporais vão atender 17 unidades prisionais nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Izabel, Marabá, Paragominas, Vitória do Xingu e Tucuruí, sendo utilizadas pelos policiais penais da Seap no dia a dia de cada unidade de custódia.
O secretário da Seap, coronel QOPM Marco Antonio Sirotheau, ressalta que o investimento do Governo do Estado na segurança pública resulta, prioritariamente, na qualificação dos policiais penais e na garantia de que a Seap está cumprindo com a sua missão institucional.
“O uso da câmera corporal vai trazer um resultado positivo para todo o sistema prisional paraense, uma retaguarda jurídica a todos os policiais penais durante suas atribuições dentro do ambiente carcerário, neutralizando quaisquer tipos de falsas denúncias que possam surgir. Elas também garantirão a inibição de qualquer tipo de excesso, fruto e abordagens inadequadas. Isso tem como consequência um resultado positivo para a segurança pública e amplia a eficácia do nosso trabalho dentro dos ambientes carcerários”, afirma.
DOL/com blogdocolares