O parlamentar ressaltou que o Rio Grande do Sul é um estado produtor e exportador fundamental para o desenvolvimento do país
Na sessão de segunda-feira (06), na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Ronan Liberal Jr (MDB) defendeu celeridade no processo para decretar situação de emergência em Santarém por conta das fortes chuvas. O parlamentar teme que o El Niño cause problemas sérios na região, a exemplo do que vem acontecendo no estado do Rio Grande do Sul.
O emedebista enfatizou que a irregularidade de chuvas causadas pelo fenômeno climático em terras gaúchas, com volume e intensidade maior que o habitual neste período, tem provocado muitos prejuízos, inclusive econômicos. O parlamentar ressaltou que o Rio Grande do Sul é um estado produtor e exportador fundamental para o desenvolvimento do país e defendeu que questões de infraestrutura sejam restabelecidas o quanto antes. Para Ronan é a agricultura que traz maior preocupação. Além da destruição nas áreas agricultáveis, há possibilidade de desabastecimento de produtos que têm origem e produção naquele estado.
O vereador enfatizou que a irregularidade de chuvas também traz prejuízos para a nossa região. Por isso, defende celeridade na análise do decreto de situação de emergência, a exemplo do município de Belterra que teve o dispositivo apreciado. "A irregularidade de chuvas traz problemas tanto na produção de grande escala que está no período de colheita, quanto na agricultura familiar", argumentou.
Com informações da Ascom/CMS
blogdocolares