quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Polícia Civil apreende em Santarém aeronave pertencente a donos de depósito de fachada que escondia 500kg de drogas

 8 de agosto de 2024 

Avião registrado em nome da esposa do dono dos entorpecentes seria utilizado em rota do tráfico, segundo investigações.
Polícia Civil chegou à localização da aeronave após investigação — Foto: Kamila Andrade / g1

Operação comandada pela Polícia Civil identificou e apreendeu uma aeronave que estaria sendo utilizada por Paulo Silvano e sua esposa, identificada como Leide Diana para transporte de droga. No depósito pertencente ao casal, localizado no bairro Residencial salvação, a polícia apreendeu na manhã do último dia 3, 500kg de drogas. Já a aeronave foi localizada em outro galpão no bairro Mapiri, em Santarém, no oeste do Pará, na tarde de ontem, quarta-feira (7).

De acordo com informações da polícia, o hidroavião, que está registrado em nome de Leide Diana, foi adquirido e mantido por ela, conforme informações coletadas pela equipe que investiga o caso.

A aeronave foi encontrada em um galpão próximo a um estaleiro, local onde teria sido guardada pelo próprio Paulo Silvano. O delegado Jamil Casseb, que também participa da investigação, detalhou a operação.

“Ele (avião) foi montado dentro do galpão que foi estourado pela nossa equipe, mas já estava em outro local também para terminar a montagem dele, e com certeza seria utilizado na rota do tráfico, levando aqui da cidade para outros locais do estado e até mesmo para outro estado da federação também”, disse.

Segundo Casseb, a aeronave estava em processo de montagem, com partes já finalizadas em outro local, indicando que o avião estava sendo preparado para ser usado em rotas de tráfico de drogas.

“A compra e a documentação estão no nome dela. Está tudo documentado, mas a utilização seria com certeza para o tráfico de drogas”, destacou.

Aeronave apreendida pela PC seria usada para o transporte da droga — Foto: Kamila Andrade / g1
Aeronave apreendida pela PC seria usada para o transporte da droga — Foto: Kamila Andrade / g1

Apesar de ainda faltarem algumas peças para a conclusão da montagem do hidroavião, as investigações continuam em andamento, com a polícia empenhada em localizar os componentes restantes e identificar outros possíveis envolvidos no esquema.

“Com certeza, novas pessoas serão identificadas e localizadas também nessa investigação”, afirmou o delegado.

A aeronave será mantida apreendida e fará parte do inquérito policial, com a polícia buscando a perda definitiva para que o hidroavião venha a ser utilizado em benefício da sociedade.

Paulo Silvano e Leide Diana tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva e foram encaminhados à penitenciária Silvio Hall de Moura, onde seguem à disposição da Justiça.

Fonte: g1 Santarém