FAÇA A SUA DOAÇÃO

A sua contribuição pode fazer a diferença! COMO AJUDAR a fortalece nosso trabalho, COLABORE COM O BLOG DO COLARES - pix (93) 99141-2701.

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Bancada do Pará é a favor da exploração de petróleo na Margem Equatorial

 Bancada do Pará é a favor da exploração de petróleo na Margem Equatorial

PETRÓLEO
Os 20 congressistas do estado divergem apenas em detalhes sobre as condicionantes ambientais, se posicionando a favor da imediata pesquisa pela Petrobras nos poços já mapeados

Matéria do Blog Zé Dudu | * Reportagem: Val-André Mutran –  em Brasília. | Publicado em 16/09/2024 | às 10:59


O “Novo Pré-Sal”, se entende por cinco bacias na Margem Equatorial, do Norte e uma pequena faixa do Nordeste do país

O polêmico início da perfuração de poços nas cinco bacias que compõem a chamada Margem Equatorial, ou o “Novo Pré-Sal”, cuja exploração vai dimensionar o tamanho das reservas de petróleo e gás natural na região, conta com o apoio dos 3 senadores e 17 deputados federais da Bancada do Pará no Congresso Nacional. Do PT ao PL, todos são favoráveis ao início imediato das pesquisas, divergindo, apenas, em detalhes sobre as condicionantes ambientais exigidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que negou permissão em maio de 2023 e, até o momento, não se manifestou sobre o pedido de reconsideração da Petrobras.

Hélder Barbalho participou de seminário em São Paulo e defendeu a pesquisa para estabelecer qual o potencial de petróleo e gás na região

Por sua vez, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou que defende a pesquisa da Petrobras para avaliar a possível exploração de combustíveis fósseis na foz do rio Amazonas. Principal cabo eleitoral do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Norte do país. Barbalho será, ao lado do presidente, um dos principais anfitriões da COP 30 — a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada na cidade de Belém, capital do Pará, que se prepara para receber cerca de 100 delegações durante o evento, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.