São Francisco, 95 anos de glórias e conquistas, clube celebra aniversário de olho no futuro
Leão azul santareno terá pela frente grandes desafios em 2025, entre eles a disputa da Série A do Parazão, a Copa Grão Pará e a Copa do Brasil.
Um dos maiores clubes de futebol da Amazônia, o São Francisco Futebol Clube, completa 95 anos de fundação nesta quarta-feira, 30. A data é comemorada lembrando as lutas, as conquistas, sem esquecer o olhar para o futuro.
Fundado em 30 de outubro de 1929, o Leão do Tapajós tem em sua galeria 26 títulos do Campeonato Santareno, entre eles um hepta campeonato de 1950 a 1956 e um penta campeonato de 1983 a 1987.
No futebol profissional, o Leão tem em sua galeria um título do Campeonato Paraense da série B, em 1997, e o título da Taça Estado do Pará, o segundo turno do Parazão em 2016.
O clube, também, foi vice-campeão paraense da Série A, em 2016, e vice-campeão da Série B, em 2018 e 2022.
Olhar para o futuro
Mesmo longe da torcida e do estádio Colosso do Tapajós, o São Francisco vai disputar, em 2025, pelo terceiro ano consecutivo, a Série A do Parazão.
Com uma base sólida, o clube teve neste ano uma das melhores temporadas no futebol profissional, com o quinto lugar geral no Parazão e o vice-campeonato na primeira edição da Copa Grão-Pará, que garantiu ao Leão o direito de disputar a Copa do Brasil de 2025.
Depois de sete anos, o clube voltará a jogar uma competição nacional e estamos falando da milionária Copa do Brasil, que será a grande vitrine para o São Francisco em 2025.
A Copa do Brasil é o torneio com maior visibilidade no cenário nacional, reunindo clubes de todas as regiões do Brasil.
“A disputa da Copa do Brasil vai ajudar o São Francisco a desenvolver ainda mais a sua estrutura física, com investimento nos três campos de futebol do seu Centro de Treinamento, que é o local de preparação das nossas categorias de base. Além disso, pretendemos montar um elenco forte para que possamos disputar a elite do Parazão, nosso objetivo é conquistar o título e obter calendário para as competições nacionais, por exemplo o Campeonato Brasileiro da Série D. Não vai ser fácil. É necessário lembrar que vamos jogar pelo quinto ano seguido fora de casa e sem estádio, mas tenho certeza que com o apoio de cada torcedor azulino e de nossa diretoria podemos levar o São Francisco a lugares mais altos na temporada do ano que vem”, afirma o presidente do clube, Valdir Matias Jr.
Ascom SFFC/blogdocolares