Relatórios apresentados pela parlamentar comprovam instabilidade do trecho entre o Mascotinho e a Praça Gigi Alho

A vereadora Bárbara Matos (PP) solicitou a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) informações acerca da estrutura da orla fluvial, no trecho entre o Mascotinho e a Praça Gigi Alho, que está comprometida e apresentando riscos de desabamento.

A parlamentar apresentou três relatórios de vistoria da Defesa Civil que comprovam que o perímetro precisa de ações emergenciais. “O primeiro relatório foi levantado em janeiro de 2023, desde já, foi detectado que serviços de reparos precisavam ser feitos no local. O que não ocorreu. E desde então, a situação vem se agravando”, complementou Bárbara.

De acordo com os relatórios e fotos anexadas, há vários fatores na estrutura que comprovam a instabilidade da área, como: o calçamento que apresenta rachaduras em diversos pontos; a estrutura do muro de contenção próximo a Praça Gigi Alho que a cada inverno e com a cheia dos rios avança em prejuízo; as tubulações de esgoto estão expostas, dentre outros.

A Orla é o maior cartão postal de Santarém, sendo amplamente utilizada pela população. Além disso, na área está o Centro Cultural João Fona, um espaço que conta a história, cultura e ancestralidade do povo santareno.

“Diante disto, eu solicito informações à Seminfra sobre o que está sendo feito para solucionar isto. Qual projeto está em andamento? Quais serviços estão fazendo para prevenir que haja danos materiais e até mesmo humanos? A reestruturação da orla, neste trecho, é fundamental e deve ser realizada com urgência para garantir a segurança dos usuários e prevenir mais prejuízos e riscos à saúde da nossa população”, concluiu a vereadora do PP.

Assessoria Vereadora Bárbara Matos

blogdocolares