Além do atendimento de saúde, unidade contribui para a formação acadêmica de diversas áreas e é tema de produções científicas. Desde 2014, HRBA já formou 323 residentes

Em 2023, o médico baiano Alexandre Menezes iniciou os estudos de Residência em Clínica Médica no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará. Após dois anos de aprendizado, ele se tornou especialista na área, porém, decidiu que queria continuar se qualificando profissionalmente.
Este ano, foi aprovado para mais uma Residência no HRBA, na área de Anestesiologia. E ficará mais três anos em formação dentro da unidade. “Para mim, a Residência proporciona um crescimento e engrandecimento profissional, fundamental para todo médico. Escolhi o Regional por questões familiares e indicação de amigos, mas sobretudo pela oportunidade de atuar em um ambiente com grande volume de atendimentos e casos desafiadores. É um hospital de referência na região oeste do Pará, com uma estrutura bem equipada e uma diversidade de casos clínicos de alta complexidade. Esses fatores garantem um aprendizado aprofundado e abrangente”, afirmou.