terça-feira, 18 de março de 2025

Vereador Alexandre Maduro destaca avanço de 130% nas cirurgias ortopédicas

 

Vereador Alexandre Maduro na Tribuna do parlamento santareno

Vereador Alexandre Maduro destaca avanço de 130% nas cirurgias ortopédicas

 0



O vereador Alexandre Maduro (MDB), ressaltou o aumento de 130% nas cirurgias ortopédicas e 119% nas demais cirurgias de trauma, um avanço significativo na saúde pública.

“O governo tem feito um esforço importante para ampliar esses atendimentos, beneficiando a população que mais precisa”, afirmou o vereador.

Maduro reforçou seu compromisso em acompanhar os investimentos na área e cobrar melhorias contínuas para garantir um atendimento eficiente e acessível.
O VEREADOR ALEXANDRE MADURO FEZ MENÇÃO E DEU DESTAQUE NA TRIBUNA DO PODER LEGISLATIVO COM BASE NOS DADOS OFICIAIS DA PREFEITURA DE SANTARÉM, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, CONFORME ABAIXO DISCRIMINADO.

Demanda por cirurgias ortopédicas é responsável por mais de 30% dos procedimentos realizados no Hospital Municipal nos dois primeiros meses de 2025


Cirurgias gerais mais que dobraram em relação ao mesmo período de 2024, mas traumas, em virtude de acidentes de trânsito, continuam exigindo maior intervenção da equipe do Hospital.

O Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) registrou um aumento expressivo no número de cirurgias realizadas nos primeiros meses de 2025. Entre janeiro e fevereiro, foram realizados 1.031 procedimentos cirúrgicos, mais que o dobro do mesmo período de 2024, quando o total foi de 482 cirurgias. O crescimento no bimestre foi de aproximadamente 113,9%. As cirurgias ortopédicas representam aproximadamente 33,2% dos procedimentos realizados neste início de 2025.

Os dados apontam que fevereiro teve o maior crescimento proporcional, com 526 cirurgias, um aumento de quase 130% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram feitos 229 procedimentos. Em janeiro, o número passou de 253 para 505, um acréscimo de 99,6%.  

O ortopedista Luiz Saraiva destaca que os acidentes de trânsito continuam sendo a principal causa dos casos de trauma.  

Cirurgias ortopédicas representam mais de 30% dos procedimentos.

"Foram mais de 340 cirurgias ortopédicas somente neste primeiro bimestre. Os traumas ortopédicos, frequentemente, exigem tratamentos complexos e longas internações, sobrecarregando o centro cirúrgico e ocupando leitos por períodos prolongados", alertou.

Os traumas seguem como a principal causa de internação, especialmente nos casos de urgência e emergência. Acidentes de trânsito e quedas lideram os atendimentos, exigindo resposta rápida da equipe médica e assistência intensiva.  

Um levantamento do centro cirúrgico revelou que a ortopedia foi a especialidade com maior volume de cirurgias, com 175 procedimentos em janeiro e 167 em fevereiro, refletindo a alta demanda de pacientes vítimas de fraturas e lesões traumáticas. Em seguida, a obstetrícia contabilizou 139 cirurgias em janeiro e 144 no mês seguinte, incluindo partos cesáreos e outros procedimentos obstétricos.  

Autoridades de saúde alertam sobre o aumento de procedimentos ocasionados por traumas no trânsito.

Entre os pacientes atendidos está Beto da Silva Batista, de 26 anos, morador de Alenquer, que sofreu um grave acidente de trânsito no dia 1º de fevereiro e precisou ser encaminhado ao centro cirúrgico do HMS. Com múltiplas fraturas nas pernas, passou por cinco procedimentos e segue em tratamento na clínica cirúrgica.  

"Meu acidente foi extremamente grave. Perdi muito sangue e precisei de transfusão. Minhas pernas ficaram gravemente fraturadas. Só tenho gratidão pela equipe do hospital que está me atendendo", relata Beto.  

Além dos casos de trauma, o hospital realiza cirurgias em diversas especialidades, como cirurgia geral, neurocirurgia, urologia, cirurgia vascular, obstétrica, bucomaxilofacial e otorrinolaringologia. O HMS é referência em procedimentos de baixa e média complexidade, atendendo pacientes de Santarém e de outros 20 municípios da região.  

O secretário de Saúde, Everaldo Martins Filho, ressalta a importância da conscientização da população para evitar e prevenir acidentes de trânsito.

"Os números mostram um esforço contínuo para garantir atendimento de qualidade a quem precisa, mas, também, reforçam a necessidade de mais conscientização. Muitos desses procedimentos poderiam ser evitados com cuidados no trânsito e na rotina diária. Precisamos unir forças para reduzir essas estatísticas e garantir mais segurança para a população", argumenta o titular da pasta.

ASSESSORIA VEREADOR
ASCOM /PMS
BLOGDOCOLARES