A coluna recebeu mensagem para alertar o prefeito José Maria que antes dos secretários admitirem as pessoas em suas secretarias, deve ter sua aprovação. Segundo a mensagem, qualquer pessoa está sendo admitida sem conhecimento técnico, apenas por indicação de políticos e não políticos, para completar o quadro. Tem secretaria que ultrapassou a margem de lotação. Abre o olho Zé.
Na mensagem é solicitado: alerta o prefeito Zé que as secretarias antes de comprar qualquer objeto, devem antes passar por aprovação do prefeito, já que muitas compras são para beneficiar terceiros. Para saber se é verdade, o prefeito Zé deve compor uma equipe para analisar as compras e admissão de pessoas para as secretarias. Abre o olho Zé.
A mensagem pede para alertar o prefeito para a empolgação de alguns secretários que, como chefes, não cumprimentam os colaboradores e a ignorância está prevalecendo. Abre o olho Zé, para não perder o comando e a direção dos seus projetos.
Não deixa os secretários ficarem dentro de seus gabinetes. Aqueles que suas funções dependem de trabalho interno devem ser cobrados por produção e os que dependem de produção externa, devem ser cobrados também. Em pouco tempo de trabalho nas secretarias, o comodismo e a transferência de responsabilidade já estão acontecendo, quando secretários transferem suas responsabilidades para auxiliares. Abre o olho Zé.
Fica de olho na secretaria de saúde para não prejudicar sua administração. O povo precisa de assistência médica e de atenção, falta motivação aos funcionários para que eles desenvolvam suas responsabilidades com atenção, dedicação e amor à profissão. Abre o olho Zé.
A mensagem pede para o Zé ficar de olho em quem está ao seu lado e contra ele. Já que tem alguns demonstrando que estão lá como informantes e não como parceiros do Zé. Faz uma investigação por secretaria que logo vai ficar sabendo dos inimigos internos. Abre o olho Zé.
A prestação de contas dos secretários ao prefeito é um processo que envolve a apresentação de informações sobre a execução orçamentária e financeira. É também um procedimento que comprova a regularidade da gestão dos recursos públicos, por secretaria, de todas as despesas e aplicação dos recursos.
Se não houve essa prestação de conta interna, o prefeito assume todas as irregularidades e responsabilidades, visto que a indicação dos secretários é de sua responsabilidade. O prefeito pode atribuir essa responsabilidade de analisar as prestações de contas ao jurídico da prefeitura e ficar isento de responsabilidade. Abre o olho Zé.