Bocão Ed. 1.560
Em dois anos de mandato, o governo Lula conseguiu gastar, em viagens nacionais e internacionais, 4,5 bilhões de reais, mais do que os 4,1 bilhões de reais que Bolsonaro gastou em todos os seus quatro anos de governo. (fonte: Revista Veja)
ROMBO NO GOVERNO
Uma decisão judicial afastou, na quarta-feira, 23, Alessandro Stefanutto do cargo de presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no mesmo dia em que foi deflagrada uma operação da Polícia Federal (PF) para desarticular um esquema nacional responsável por fazer descontos não autorizados em aposentadorias e pensões que chegaram a R$ 6,3 bilhões. É muito desvio do dinheiro do contribuinte. Essa reforma tributária vem para acabar com os contribuintes. E para onde vai nosso dinheiro?
MALAQUIAS
A coluna recebeu mensagem do leitor Ivaldo Junior, que passamos a publicar: “Gostaria de expressar minha mais sincera admiração pelo trabalho exemplar que o vereador Malaquias vem desenvolvendo na Câmara. Coragem, independência e dedicação com as causas do povo. Continue com seu trabalho vereador!”.
MALAQUIAS 2
“Sua dedicação incansável, aliada à sua notável competência, faz do vereador um verdadeiro modelo a ser seguido. É inspirador testemunhar como o vereador enfrenta desafios com determinação e sempre busca a excelência em tudo que faz. Seu comprometimento é notável e contribui significativamente para o sucesso do seu trabalho”.
ALÔ POLÍCIA
Comerciantes do Distrito de Santa Maria do Uruará, no município de Prainha, vivem dias de apreensão e prejuízo. Uma série de arrombamentos e furtos a estabelecimentos comerciais tem deixado a população local em alerta e revoltada com a falta de resposta das forças de segurança.
ALÔ POLÍCIA 2
“Durante apenas uma noite, cerca de 4 lojas foram alvos, inclusive, uma quase em frente a um posto policial. O ladrão não vê empecilho, e realiza furtos por dias seguidos”, disse uma das vítimas.
ALÔ POLÍCIA 3
A recorrência dos crimes tem gerado sérios danos financeiros aos comerciantes locais, muitos dos quais dependem exclusivamente da movimentação no pequeno distrito para sustentar suas famílias.
ALÔ POLÍCIA 4
Além dos prejuízos materiais, a onda de furtos também gera clima de insegurança e sensação de abandono, já que mesmo diante da reincidência, nenhuma prisão foi registrada até o momento e os crimes seguem acontecendo.
ALÔ POLÍCIA 5
Comerciantes e moradores cobram ações mais efetivas das forças de segurança. “Não queremos justiça com as próprias mãos, mas precisamos que alguém nos proteja. Estamos sendo alvos noite após noite”, reforçou um dos moradores.
IRREGULARIDADES
O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) determinou a suspensão imediata de todos os atos e procedimentos financeiros da prefeitura de Placas, incluindo transações bancárias, licitações e contratos, ressalvadas as operações essenciais à manutenção do serviço público municipal.
IRREGULARIDADES 2
Segundo o TCMPA, a decisão foi motivada pela ausência de envio de documentos obrigatórios da Prestação de Contas, como as remessas contábeis e da folha de pagamento dos meses de janeiro e fevereiro de 2025, da Matriz de Saldos Contábeis, do Balanço Patrimonial e da Lei Orçamentária Anual (LOA).
IRREGULARIDADES 3
A medida cautelar foi determinada pelo conselheiro Lúcio Vale, relator do processo, e inclui também o Fundo Municipal de Assistência Social, o Fundo Municipal de Educação, o Fundo Municipal de Meio Ambiente e o Fundo Municipal de Saúde.
IRREGULARIDADES 4
A decisão considerou “a relevância dos indícios de irregularidades detectados, que causam descumprimento à Instrução Normativa nº 02/2019/TCMPA e à Lei Complementar nº 101/2000 (LRF). Essa omissão compromete a transparência da gestão fiscal e prejudica o controle externo, impedindo a análise tempestiva dos atos administrativos pelo TCMPA”, informou o Tribunal.
IRREGULARIDADES 5
Os ordenadores de despesas das unidades gestoras da Prefeitura de Placas tiveram o prazo de 48 horas para apresentar os documentos faltantes, sob pena de inscrição no Cadastro Eletrônico de Inadimplentes (CEI) e possível imputação de débito pessoal.
IRREGULARIDADES 6
O prefeito Arthur Possimoser do Socorro e os demais ordenadores de despesas também receberam prazo de até 10 dias para se manifestarem sobre o teor da Informação nº 615/2025/6ª Controladoria/TCMPA, sob pena de multa diária de 2.000 UPF-PA (Unidade Padrão Fiscal do Pará), equivalente a R$ 9.602,60.
IRREGULARIDADES 7
A decisão foi tomada durante a 20ª Sessão Ordinária do Pleno, realizada no dia 15 de abril, sob a condução, no momento da relatoria do referido processo, do conselheiro Daniel Lavareda, vice-presidente da Corte de Contas.
REAJUSTE SALARIAL
Na terça-feira (22) servidores públicos das áreas da saúde e da administração direta do município de Itaituba foram até a Câmara Municipal em busca de apoio dos vereadores para o reajuste salarial das categorias. Os profissionais alegam que estão com os salários congelados há cerca de nove anos, o que vem gerando descontentamento e dificultando a manutenção das condições básicas de vida.
REAJUSTE SALARIAL 2
Durante o encontro, representantes das categorias relataram as dificuldades enfrentadas diante do avanço da inflação e do custo de vida. “Estamos há quase uma década sem nenhum reajuste. É desrespeitoso com o servidor que mantém os serviços essenciais funcionando”, afirmou uma servidora presente na reunião.
REAJUSTE SALARIAL 3
Os parlamentares ouviram atentamente as demandas e se comprometeram a intermediar o diálogo com o Poder Executivo. O presidente da Câmara, assim como outros vereadores presentes, reconheceram a legitimidade do pleito e indicaram que há espaço para abertura de discussões no âmbito legislativo.
Por Baía