quarta-feira, 30 de abril de 2025

Vereadora Alba Leal esclarece situação da Mpox no Pará e reforça medidas preventivas em Santarém

 

Na Sessão Ordinária desta terça-feira (29), a Vereadora Enfª Alba Leal (MDB), usou a tribuna da Câmara para abordar a situação da doença Mpox, conhecida popularmente como varíola dos macacos, registrada em alguns municípios paraenses.

Alba informou que, em coletiva realizada na segunda-feira (28), o secretário adjunto de gestões públicas do Pará, Cipriano Ferraz, e o secretário de saúde de Belém, Rômulo Nina, esclareceram que o estado não enfrenta um surto da doença. “Segundo os representantes da saúde estadual, todas as medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento da Mpox estão sendo executadas pela Sespa em todo o Pará, com monitoramento constante dos casos”, afirmou.

De acordo com dados repassados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e apresentados pela vereadora, em 2023 o Pará contabilizou 27 casos da doença, com um óbito em Belém. Em 2024, houve 64 casos confirmados, sem registros de morte. Já em 2025, até o dia 23 de abril, foram registrados 19 casos: 14 em Belém, 3 em Ananindeua, 1 em Marituba e 1 caso importado de outro estado.

“Em Santarém, felizmente, não foi registrado nenhum caso da doença até agora. Mas é fundamental mantermos o alerta e o cuidado, principalmente entre os profissionais de saúde”, frisou a vereadora.

Alba Leal também destacou que nesta quarta-feira (30) será realizada uma reunião com profissionais da saúde para tratar especificamente sobre medidas preventivas, orientações clínicas e o fluxo de atendimento. “É importante que haja uma atenção redobrada ao reconhecimento dos sinais, sintomas e ao diagnóstico da doença, pois a Mpox se transmite por contato direto com pessoas infectadas”, explicou.

Por fim, a vereadora tranquilizou a população local, ressaltando seu compromisso com a informação correta e a saúde pública. “Muitas pessoas têm me procurado para saber sobre a situação da Mpox em Santarém. Quero reafirmar que não temos nenhum caso confirmado e que, como profissional da saúde, tenho o dever de orientar nossa população com responsabilidade e clareza”, finalizou.                           

Por  Assessoria  da vereadora Alba Leal  / blogdocolares