Santarém amplia cobertura médica com chegada de sete profissionais do Programa Mais Médicos
UBSs de Santarém Miri, Santana do Ituqui, Arapixuna, Inanu, Piraquara e Cachoeira do Aruá receberão os novos profissionais.

A Prefeitura de Santarém, pro meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), passou a contar com o reforço de sete novos profissionais da saúde por meio do Programa Mais Médicos, uma iniciativa do Governo Federal voltada ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Os profissionais fazem parte da 4ª chamada do 38º ciclo do edital nº 4, de 1º de julho de 2024, e já estão designados para atuar em comunidades urbanas e ribeirinhas.
As unidades de Saúde da Família localizadas nas regiões de planalto — Santarém Miri e Santana do Ituqui — e nas comunidades ribeirinhas de Arapixuna, Inanu, Piraquara e Cachoeira do Aruá serão diretamente beneficiadas com a chegada dos novos médicos. A medida visa ampliar o acesso da população a serviços de saúde e melhorar a qualidade do atendimento, especialmente em áreas de difícil acesso ou historicamente desassistidas.
Os profissionais foram apresentados no dia 16 de abril. A coordenadora da Atenção Primária à Saúde do município, Ivana Pimentel, informou que os profissionais já foram apresentados às equipes das comunidades onde atuarão. Eles foram conhecer de perto a realidade local, as instalações das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os profissionais que compõem cada equipe.
“A visita teve o objetivo de facilitar a ambientação dos profissionais ao novo contexto de trabalho, promovendo uma integração mais eficaz com a população e com os serviços já existentes. Eles estão passando por um processo de treinamento e adaptação ao funcionamento das unidades. A previsão é de que comecem a atender tão logo suas agendas estejam preenchidas com as marcações realizadas pelas equipes, de forma organizada e eficiente”, explicou Ivana.
A chegada dos novos médicos representa um avanço significativo na cobertura da atenção primária, garantindo cuidados contínuos, preventivos e humanizados para milhares de usuários do sistema público de saúde local.
O secretário municipal de Saúde, Everaldo de Souza Martins Filho, destacou a importância da chegada desses profissionais para o fortalecimento da atenção básica em Santarém.
“Recebemos com grande satisfação esse reforço de médicos que vão atuar principalmente nas regiões de planalto e rios, onde a presença desses profissionais é essencial para garantir atendimento contínuo e de qualidade à população”, disse o secretário que completou mencionando a eficácia do Programa do Governo federal.
“O Mais Médicos tem sido fundamental para suprir lacunas históricas na assistência básica, levando saúde a quem mais precisa e contribuindo para reduzir desigualdades no acesso ao SUS”, afirmou Everaldo.
Criado em 2013, o Programa Mais Médicos é uma estratégia do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para suprir a carência de profissionais médicos nas regiões mais vulneráveis do país. Além de promover a presença de médicos onde antes havia escassez ou ausência total, o programa também busca qualificar a formação desses profissionais e fortalecer o atendimento básico como porta de entrada do SUS.
Ascom PMS / blogdocares