Durante o uso da tribuna na Câmara Municipal na Sessão Ordinária desta segunda-feira (19), a Vereadora Enfª Alba Leal (MDB) compartilhou importantes ações realizadas nos últimos dias em defesa da educação, saúde e valorização profissional.
Na última sexta-feira (16), Alba esteve na região do Arapixuna, onde se reuniu com comunitários da Comunidade Membeca. A principal pauta foi a necessidade urgente da construção de uma nova escola, já que o atual prédio corre o risco de ser levada pelas águas do Rio Amazonas devido aos fenômenos naturais de terras caídas.
“A comunidade já dispõe de uma área segura para a nova escola. Estamos elaborando um documento que será encaminhado à Secretaria de Educação, solicitando oficialmente a construção do novo educandário”, afirmou a parlamentar.
Ainda na região, Alba Leal esteve nas comunidades de Laranjal e Arapixuna, onde ouviu demandas dos moradores e se comprometeu a seguir buscando soluções junto ao poder público.
Na área da saúde, a vereadora destacou sua participação em uma reunião nesta segunda-feira (19), no Ministério Público do Estado, com a promotora de Justiça Evelyn Staevie dos Santos e gestores de Belterra e Mojuí dos Campos. Na pauta, questões urgentes como a ampliação de leitos, acolhimento humanizado, parcerias entre municípios e a fila de transferências.
“Foi uma reunião muito produtiva, onde também falamos da grande necessidade da implantação de uma Casa de Apoio em Itaituba. Muitos pacientes recusam a transferência para o Hospital Regional por falta de um lugar onde os acompanhantes possam ficar. Além disso, após a alta, os pacientes precisam aguardar pelo menos 24 horas para voltar ao seu município. É urgente que essa casa seja criada”, destacou.
Alba Leal também usou a tribuna para reconhecer o papel dos profissionais da Comunicação e da Tecnologia da Informação, por meio de uma moção de aplausos protocolada em alusão ao Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, celebrado em 17 de maio.
“Em nome do servidor Josafá Freitas, dos professores e alunos do curso de Tecnologia da Informação da Universidade da Amazônia, apresentamos essa homenagem. Jovens promissores, que já demonstram vocação e talento para atuar nesse campo estratégico”, declarou. A vereadora ainda parabenizou os estudantes pelos quatro protótipos de aplicativos desenvolvidos para a Escola do Legislativo.
Por fim, Alba informou que nesta terça-feira (20) viajará a Brasília para participar do movimento emancipalista ao lado dos membros da Comissão Pró-Emancipação do Município do Lago Grande do Curuai (Copemlago). “Estamos indo à capital lutar por um sonho de todos: a emancipação do Curuai”, concluiu.
Por Marina Bandeira – Assessoria de Imprensa da vereadora Enfª Alba Leal