sexta-feira, 13 de junho de 2025

EX-PREFEITO DE SANTARÉM E ATUAL PRESIDENTE DA FAMEP, NÉLIO AGUIAR, RELATA MOMENTO DELICADO DURANTE VISITA OFICIAL A ISRAEL E PEDE QUE GRUPO DE BRASILEIROS SEJA RESGATADO PELO GOVERNO FEDERAL

 

Grupo de prefeitos e ex-prefeitos brasileiros em abrigo antiáreo, em Israel, nesta madrugada(13) - Créditos: Arquivo pessoal de Nélio Aguiar

O ex-prefeito de Santarém Nélio Aguiar, secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, está em missão oficial em Israel desde a última segunda-feira (09), acompanhado de autoridades brasileiras, incluindo prefeitos de capitais como João Pessoa, Belo Horizonte e a vice-prefeita de Florianópolis. Em meio a uma intensa agenda diplomática e técnica, Nélio enfrentou, na madrugada desta sexta-feira (horário de Israel), um alerta de ataque que exigiu evacuação imediata para um abrigo. 

“Recebi o alerta às três da manhã, aqui em Israel, 21h no Brasil. Fomos orientados pela Defesa Civil israelense a descer imediatamente para o abrigo. Permanecemos por cerca de 40 minutos até novo alerta nos liberar para retornar aos quartos”, relatou o secretário em vídeo divulgado nas redes sociais. 

O grupo segue em um alojamento estruturado com dormitórios, refeitório e auditórios. “Estamos em um espaço seguro, com abrigo subterrâneo a menos de um minuto de distância. Não estamos saindo às ruas. Todas as refeições e atividades ocorrem dentro do campus”, explicou Nélio. 

A expectativa agora é por uma ação coordenada entre o governo brasileiro e a embaixada em Israel para viabilizar o retorno seguro da comitiva. “Precisamos de uma resposta do Itamaraty. A única saída mais rápida agora seria com apoio direto do governo”, finalizou Nélio. 

O grupo está alojado em um campus universitário localizado a cerca de 15 quilômetros de Tel Aviv. Apesar da segurança do local, o clima é tenso e de apreensão. “As atividades não essenciais foram suspensas e o espaço aéreo está fechado. Estamos aguardando orientações do Itamaraty e da Embaixada do Brasil”, afirmou Aguiar. 

Segundo Nélio, a previsão inicial de retorno ao Brasil seria no dia 20 de junho, mas com o fechamento do espaço aéreo por pelo menos três dias, o grupo busca apoio do governo brasileiro para antecipar a volta. O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, teria feito um pedido oficial ao presidente da Câmara, Hugo Motta, para interceder junto ao governo federal. 

Na quarta-feira, Nélio Aguiar esteve em Haifa — a terceira maior cidade israelense — para reuniões com representantes da Empresa Econômica de Haifa. O encontro teve como foco o desenvolvimento de parques industriais, tecnologias de segurança e inovação. 

“Nós conhecemos de perto projetos de alta tecnologia e visitamos o Centro de Controle e Monitoramento da cidade, além da renomada Universidade de Haifa”, destacou Nélio. Um dos destaques da universidade é o Laboratório Religioso, projeto voltado ao diálogo inter-religioso e à promoção da paz, que impressionou a comitiva pela abordagem de convivência entre diferentes crenças. 

“Aqui, tecnologia, diversidade e tolerância caminham juntas rumo ao desenvolvimento. Um verdadeiro aprendizado”, disse o secretário. 

A visita ocorre em um momento de forte tensão no Oriente Médio. Embora Nélio não tenha detalhado a origem do alerta de evacuação, ele citou o contexto regional: “Os países vizinhos têm conflitos com o Irã, que possui armas nucleares. Isso eleva o nível de insegurança e instabilidade. Há muita gente com interesse em derrubar o regime iraniano, e isso impacta diretamente Israel”. 

Com informações blogdocolares / EstadoNet