/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/I/v/crB8uLRqABYgBfrcmfDA/festival-folclorico-novo.jpg)
Durante quatro noites, grupos mostram toda a criatividade e gingado no Festival Folclórico — Foto: Divulgação
Começa nesta quarta-feira (6) o 49º Festival Folclórico de Santarém, oeste do Pará. A programação que segue até domingo (10). A programação será aberta com a disputa dos grupos inscritos para a seletiva do Festival Folclórico de 2026. A contagem regressiva para o início já começou no Parque da Cidade, onde estão sendo feitos os últimos ajustes para esse que é dos eventos mais emblemáticos e emocionantes do calendário cultural da região. “O Festival Folclórico é um patrimônio afetivo da nossa cidade. Este ano, pensamos em cada detalhe para valorizar os artistas, oferecer suporte técnico de qualidade e acolher o público com conforto e segurança. A ordem de apresentação foi construída com diálogo e respeito às tradições”, destaca Francisco Vera Paz, coordenador de eventos da Semc.
“O festival é uma das expressões mais potentes da nossa identidade. É onde o povo se vê, se reconhece e reafirma suas raízes. Nossa missão é garantir que esse momento seja vivido com emoção, respeito e excelência artística”, disse a secretária municipal de Cultura, Priscila Castro.
A programação do festival é dividida em duas fases: Seletiva e Grupos Principais. As apresentações seguem critérios técnicos e culturais, e ao final do evento, os dois grupos com menor pontuação nas categorias principais — exceto a tradicional — serão rebaixados para a seletiva do próximo ano. Os vencedores da seletiva deste ano, estarão na elite em 2026.
G1