sexta-feira, 1 de agosto de 2025

URUBU DA CÂMARA - DEU NO BOCÃO ( O IMPACTO)

 URUBU DA CÂMARA   DE SANTARÉM

Dr. Piroga decidiu investigar os tipos de vereadores para alertar os eleitores e, para ir além, ele acionou o Repórter Dominó para estar de “olho no lance” e trazer o furo de reportagem. A primeira ave rara a aparecer no radar foi o temido: Político Urubu.

Lembrando que urubu é ave de rapina. Vive rodeando carniça, mas só aparece quando sente cheiro de resto. Pois é… a vida imita o bico. Esta semana, a Coluna recebeu informação de uma movimentação suspeita nos ares da política local. Dizem que um certo vereador andou dando rasantes em obras paradas, emendas alheias e reuniões cheias de discórdia. E como bons caçadores de treta, fomos investigar.

A “Rádio Cipó da Esquina do Peixe” foi certeira: apelidou o ilustre de Urubu das Emendas. Ele sobrevoa qualquer crise, pousa na confusão e bica qualquer projeto abandonado. Fala que é defensor do povo, mas só aparece quando sente o cheiro de carniça eleitoral.

Nosso correspondente investigativo (que conhece mais bastidor do que assessor veterano) seguiu os rastros do Urubu. Resultado: emendas caroneiras, selfie em obra que nem é dele e discurso inflamado em cima de palanque de outro colega. Tudo com direito a vídeo com música épica. Ele não propõe. Ele espera. Quando sobra uma intriga, uma polêmica ou um escândalo, lá está o Urubu, bicando o que pode. Não tem planejamento, não tem projeto, mas tem faro apurado pra onde tem palanque ou treta.

Consultamos os mestres do Xibé do Mercadão. Um deles resumiu: “Esse aí não é legislador. É carniceiro de plenário. Só atua quando o cadáver já tá gelado”. Segundo nota da assessoria do ilustre, tudo é “comprometimento com o povo”. O Repórter Dominó, claro, traduziu: “comprometimento em tirar casquinha até de batizado ou velório”.

Em Santarém, tem vereador que planta, colhe e distribui. Outros só chegam pra catar o que caiu do caminhão. Urubu não constrói ninho, só espera o defunto. Nota do Editor: Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência. Ou é só instinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário