Durante discurso na Sessão Ordinária desta segunda-feira (18), a vereadora Enfermeira Alba Leal (MDB) fez um balanço da ação de saúde e cidadania realizada no último dia 14 na comunidade Paissandu, região do Lago Grande. O evento integrou a programação do Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher e ofertou diversos serviços nas áreas de saúde, cidadania, beleza e orientação com a rede de proteção à mulher.
A parlamentar agradeceu os parceiros que contribuíram para o sucesso da iniciativa, entre eles a Secretaria Municipal de Saúde, a Semtras, o Instituto Sorriso da Amazônia, a Polícia Civil, a Patrulha Maria da Penha, o Centro Maria do Pará, o Abrigo de Mulheres, o Cras Ribeirinho, o Lepimol e profissionais voluntários da área da saúde e da beleza, além do gestor e colaboradores da Escola São Vicente de Paula.
“Com ações como esta, facilitamos o acesso da população a políticas públicas essenciais para o dia a dia. Seguimos à disposição para que nossa população seja atendida”, destacou Alba.
A vereadora ressaltou ainda a importância da inserção de dispositivos intrauterinos (DIU) durante a ação, que beneficiou 15 mulheres. “Talvez nem todos saibam, mas o DIU é um método contraceptivo com validade de até 10 anos, que garante mais autonomia às mulheres sobre o planejamento familiar”, frisou.
Alba também falou sobre a necessidade da ampliação do acesso à saúde no Distrito de Curuai e informou que já protocolou junto ao Poder Executivo a indicação para a construção de uma Unidade de Saúde da Família (USF) de porte 3 ou 4. “Curuai já precisa de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde. Essa unidade terá estrutura semelhante a uma UPA e poderá atender com quatro equipes de saúde, contemplando também pacientes do Arapiuns e de outras comunidades”, explicou.
A parlamentar também relatou visita recente ao Hospital Municipal de Santarém, onde constatou a necessidade de melhorias na clínica cirúrgica. Como forma de apoio, realizou a doação de duas centrais de ar, destinados ao posto e ao estar de enfermagem.
“Está insuportável o calor, os profissionais precisam de conforto para trabalhar e dar uma assistência de qualidade aos nossos pacientes. Fico muito feliz em poder contribuir com a enfermagem e com a gestão, porque não é só cobrar, é ajudar também”, finalizou.
Por – AssessorIa de Imprensa da vereadora / BLOGDOCOLARES

Nenhum comentário:
Postar um comentário