quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Secretário Nélio Aguiar, prabeniza a Filarmônica Municipal Professor José Agostinho completa 62 anos em Santarém

 

O Secretário Regional de Governo e Presidente da FAMEP Nélio Aguiar,  parabeniza a Filarmônica Municipal de Santarém, pela passagem festiva dos seus 62 anos de existência
Síntese da história - No dia 4 de setembro de 1963 a Banda Professor José Agostinho foi fundada em Santarém.
Sua primeira apresentação ocorreu no Teatro Cristo Rei em uma noite de gala para a sociedade santarena com apresentação de músicas regionais, nacionais e internacionais, um evento aplaudido calorosamente pelo público.
A partir deste momento, participa de todas as comemorações festivas da cidade, como o Círio da Conceição, aniversário da Pérola do Tapajós, desfiles cívicos, e apresentações em praças, escolas, universidades e outros logradouros.
Foi incorporada no bojo do município posteriormente pelo seu crescimento exponencial, e desde o passo inicial ganhou formato de Banda Sinfônica, denominada por lei Filarmônica Municipal Professor José Agostinho.
Desde aquela data, e hoje se passam 62 anos ininterruptos que a história da Filarmônica se confunde e se entrelaça com o histórico da música instrumental de Santarém.
Seus concertos de músicas eruditas ou temáticos são o grande diferencial.
Devido ao seu amadurecimento musical, e atendendo as novas expectativas do público, deu origem a uma orquestra sinfônica, denominada “Orquestra Filarmônica de Santarém” e uma escola de música denominada “Academia de Música Professor Wilde Fonseca”.
Vale ressaltar que se apresentou grandiosamente em todas as cidades do Oeste Paraense, bem como promoveu concerto no Teatro da Paz em Belém do Pará e na capital do estado do Amazonas, Manaus.
Em comemoração, nesta quinta-feira participará do desfile cívico na Avenida Tapajós com a participação de músicos profissionais e seus alunos para tocar lado a lado , transferindo conhecimento.
blogdocolares e grupos parceiros