quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Vereadora Bárbara Matos destaca ações pelo fortalecimento de políticas públicas para mulheres e protocola indicações em defesa da implantação da Casa da Mulher Brasileira em Santarém

 


Durante a sessão ordinária desta terça-feira (2), a vereadora Bárbara Matos (PP), utilizou a tribuna da Câmara de Santarém para apresentar um balanço de sua agenda realizada na semana passada em Belém e Ananindeua, e para anunciar duas importantes indicações protocoladas na Casa.

A parlamentar informou que esteve reunida em Belém com a secretária adjunta da Secretaria de Estado das Mulheres, Cleide Amorim, e sua equipe, discutindo sobre a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Santarém e a realização do programa Por Todas Elas. Em seguida, visitou o município de Ananindeua, onde conheceu de perto o funcionamento da Casa da Mulher Brasileira instalada naquela cidade, observando sua estrutura e a forma como os serviços de atendimento são oferecidos às mulheres em situação de violência.

De acordo com Bárbara Matos, a experiência fortaleceu ainda mais o compromisso de lutar para que Santarém também seja contemplada com esse equipamento público. “A Casa da Mulher Brasileira garante acolhimento, atendimento humanizado e a integração de serviços fundamentais para mulheres em situação de violência. É um espaço de proteção, dignidade e esperança, que também precisamos ter em nosso município”, destacou a vereadora.

Como continuidade desse trabalho, Bárbara protocolou duas indicações durante a sessão desta segunda-feira:

Ao Poder Executivo Municipal, solicitando a formalização da adesão de Santarém ao programa federal Mulher: Viver sem Violência, que visa integrar e ampliar os serviços já existentes;

Ao Ministério das Mulheres, pedindo a adoção das providências necessárias para a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Santarém.

A vereadora ressaltou que, embora o Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher – tenha se encerrado, a luta precisa continuar todos os dias. “Seguiremos firmes nos diálogos e articulações para garantir esse avanço para as mulheres santarenas”, concluiu.                                                                         

Por ASCOM da vereadora Bárbara Matos / blogdocolares