segunda-feira, 6 de outubro de 2025

PREFEITURA DE SANTARÉM INICIA CAMPANHA DE ATUALIZAÇÃO VACINAL PARA CRIANÇAS MENORES DE 15 ANOS

 

Com a presença do vice prefeito Carlos Martins deu inicio  a ação que integra estratégia do Ministério da Saúde e busca busca recuperar coberturas vacinais, garantindo que todas as crianças e adolescentes estejam proteg
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início à Campanha Nacional de Atualização da Caderneta Vacinal de Crianças e Adolescentes menores de 15 anos. A iniciativa segue a estratégia do Ministério da Saúde e busca recuperar coberturas vacinais, garantindo que todas as crianças e adolescentes estejam protegidos contra doenças preveníveis.“No começo dá pra sentir uma dorzinha, mas depois passa rápido. Eu fiquei um pouco nervoso, mas deu tudo certo. É importante tomar vacina pra proteger o nosso corpo e não ficar doente”.

Gerente da UBS Conquista, o enfermeiro Gladstone Silva ressaltou o compromisso das equipes com a organização e o registro das doses no sistema do SUS.

A secretária municipal adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, reforçou que o trabalho da Semsa vai além dos postos fixos.

O objetivo é garantir que nenhuma criança ou adolescente fique com o esquema vacinal atrasado. Nossas equipes estão indo até onde as crianças estão — nas creches, nas escolas, nos espaços comunitários, para facilitar o acesso e ampliar a cobertura. Essa busca ativa é fundamental, porque sabemos que muitos pais têm rotinas corridas e, às vezes, deixam para depois. Vacinar é um ato de amor e responsabilidade”.



Representando a prefeitura esteve presente o vice-prefeito, Carlos Martins, que é médico, encerrou o evento destacando a importância da mobilização e da informação correta.

Disse Carlos Martins em seu pronunciamento:

“Atualizar a carteira de vacinação é garantir que nossas crianças e adolescentes estejam protegidos contra doenças graves. Precisamos alcançar índices de cobertura acima de 95%, e ainda estamos abaixo desse número. Essa campanha é uma oportunidade de unir toda a sociedade — saúde, educação, igrejas e centros comunitários — para mostrar que a vacinação salva vidas. Infelizmente, enfrentamos uma onda de desinformação sobre vacinas, o que gerou medo em parte da população. Precisamos reverter isso com confiança na ciência. As vacinas são seguras, eficazes e resultado de décadas de pesquisa. Vacinar é um gesto de amor, de responsabilidade e de respeito à vida”.

Por: Samuel Alvarenga/Ascom-PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário