quinta-feira, 6 de novembro de 2025

DEPUTADO HENDERSON PINTO DEBATE PROJETOS QUE CONCEDEM TÍTULOS PARA MUNICÍPIOS PARAENSES

Deputado federal Henderson Pinto conduziu audiências públicas para debater projetos que reconhecem títulos importantes para municípios paraenses: Belém – Capital do Café, das Mangueiras e do Açaí; Floresta do Araguaia – Capital do Abacaxi; e Igarapé-Miri - Capital do Açaí

Na quarta-feira, 05, o deputado federal Henderson Pinto conduziu audiências públicas para debater projetos que reconhecem títulos importantes para municípios paraenses: Belém – Capital do Café, das Mangueiras e do Açaí; Floresta do Araguaia – Capital do Abacaxi; e Igarapé-Miri – Capital do Açaí. As iniciativas visam reconhecer o significado alimentício, econômico e cultural do café, do abacaxi e do açaí para a população paraense. As audiências foram realizadas por meio da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados.

“É um passo importante para valorizar a força e a cultura do nosso estado, medidas que podem atrair mais investimentos e promovendo ainda mais o desenvolvimento das região onde são produzidas”, comentou Henderson Pinto.

Açaí e Abacaxi

No Pará, o açaí é considerado mais do que um simples alimento: é parte da cultura local e da dieta diária, seja de famílias ribeirinhas, responsáveis pela colheita do fruto no alto das palmeiras, seja de quem mora nos grandes centros urbanos. O fruto movimenta a economia local de forma expressiva, tornando o Pará como o maior produtor e exportador de açaí do Brasil. Em 2024, o estado exportou mais de 60 mil toneladas do fruto, alcançando mercados internacionais como Estados Unidos e Japão.

Já Floresta do Araguaia é considerado o maior produtor de abacaxi do Brasil, com cerca 20% do cultivo nacional. A produção movimenta o comércio regional e coloca o Pará em destaque nacional.

“São produções que movimentam a economia do estado do Pará e promovem mais desenvolvimento, emprego e crescimento para a nossa população. Essas medidas são fundamentais para potencializar e fortalecer os nossos produtores rurais”, disse Henderson Pinto.

Participaram das audiências, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) do Pará, Giovanni Queiroz, e o prefeito de Igarapé-Miri, Roberto Pina.

Com informações da Ascom/Deputado Henderson Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário