
“Entregamos hoje aqui da região do Tapajós, o sistema de luz solar, que garante energia 24 horas, limpa, renovável nas nossas escolas. Com isso, além do ganho em qualidade e sustentabilidade, a Prefeitura reforça o compromisso com a educação, a inovação e a preservação ambiental”, afirmou o prefeito Zé Maria Tapajós.

Por - Ronnie Dantas
Implantação do sistema de energia limpa e contínua ocorre de forma gradativa nas escolas públicas da região de rios
Mais três escolas localizadas na região da Resex (Reserva Extrativista) Tapajós-Arapiuns Tapajós receberam nesta quinta-feira (6) um novo sistema de energia sustentável 24h. O novo sistema garante energia contínua nas escolas da região, eliminando os impactos da queima de combustível e reduzindo as emissões de gases poluentes.

As escolas Santa Luzia, no Muratuba, Frei Marcos, no Parauá e João Franco sarmento, em Suruacá foram as beneficiadas. Elas se juntam às escolas Santo Inácio de Loyola, na Vila de Boim, e São Benedito, na comunidade Surucuá, onde o sistema já está instalado desde o último sábado (1º).
A iniciativa representa um salto de qualidade e sustentabilidade para a rede municipal de ensino e faz de Santarém a primeira cidade do Pará a implantar esse modelo em escolas públicas. O novo sistema substitui o uso de combustíveis fósseis por uma fonte limpa e renovável, eliminando impactos da queima de combustível e reduzindo emissões de gases poluentes, prejudiciais ao meio ambiente. A medida possibilita melhor conservação dos produtos da alimentação escolar, especialmente proteínas, além de proporcionar mais conforto térmico nas salas de aula e reduzir custos com manutenção e combustível.
A professora Maria Telma Bentes, gestora da escola João Franco Sarmento relatou de que forma o novo sistema de energia vai contribuir com o educandário.

“Vai contribuir bastante, principalmente na questão da alimentação das nossas crianças. A partir de agora a gente não vai mais ter o receio de estragar proteínas. Vamos ter água geladinha para nossas crianças, as nossas salas bem iluminadas, os professores agora terão a oportunidade de usar seus materiais eletroeletrônicos e, com isso, melhorando as suas aulas. E a comunidade de Suruacá hoje está em festa, um dia de grande felicidade”, concluiu.
Nesta primeira etapa de implantação, cinco escolas foram beneficiadas. Ao final do cronograma, serão 103 unidades com sistema de energia off-grid instalado apenas na Resex Tapajós-Arapiuns.
O secretário municipal de Educação, Nilton Araújo, destacou a importância de um projeto moderno e tecnológico chegar ao interior do Município.
“Hoje, mais três escolas localizadas na Rezex foram contempladas com o projeto de energia limpa e sustentável promovido pela Prefeitura de Santarém através da Secretaria Municipal de Educação. Isso representa para os nossos alunos melhores condições na alimentação escolar, pois vão poder incluir no cardápio as proteínas, o fim da poluição e do barulho que existia antes com o motor queimando combustível. Com isso, alunos e meio ambiente agradecem; enfim, é um projeto que, dando certo, todas as 103 escolas da região da Resex Tapajós, Arapiuns serão beneficiadas”, reiterou o secretário de Educação.
“Entregamos hoje aqui da região do Tapajós, o sistema de luz solar, que garante energia 24 horas, limpa, renovável nas nossas escolas. Com isso, além do ganho em qualidade e sustentabilidade, a Prefeitura reforça o compromisso com a educação, a inovação e a preservação ambiental”, afirmou o prefeito Zé Maria Tapajós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário