
A Prefeitura de Santarém marcou presença, na manhã de hoje (18), no painel “Engenharia, agronomia e inovação: decisões que movem a gestão pública contra a crise climática”, realizado no estande do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), na Green Zone da COP30. O debate reuniu autoridades e especialistas para discutir caminhos integrados de enfrentamento às mudanças climáticas, atraindo um grande público ao espaço.

O painel contou com a participação de Adriana Falconeri, presidente do CREA-PA; Fabiano Cardoso, coordenador da FAMEP; Marcus Vinícius, secretário de Meio Ambiente de Canaã dos Carajás; Jaime Barbosa, prefeito de Cachoeira do Arari; além da secretária municipal de Meio Ambiente de Santarém, Vânia Portela, que representou o município no evento.

Durante sua fala, Vânia Portela destacou o trabalho técnico desempenhado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e ressaltou o papel fundamental da engenharia dentro da gestão climática.
“Nossa equipe de licenciamento ambiental é formada majoritariamente por engenheiros e por profissionais capacitados em todas as funções. Trabalhamos com projetos técnicos muito bem elaborados, conduzidos por profissionais da engenharia e de áreas relacionadas, sempre seguindo cada etapa exigida pela legislação”, afirmou.

Ela também reforçou que a engenharia tem papel central no enfrentamento das mudanças climáticas, especialmente pela responsabilidade técnica na avaliação de empreendimentos. “A engenharia é importante quando a gente fala sobre clima porque são esses profissionais que aprovam os projetos de forma responsável e técnica. Esse é o grande desafio: desenvolver de forma sustentável”, destacou.

A secretária acrescentou ainda que o compromisso da Prefeitura é garantir que o desenvolvimento avance sem comprometer o meio ambiente. “Queremos que esses projetos ocorram de forma sustentável. Queremos que o desenvolvimento aconteça, mas de maneira que preserve o meio ambiente. E temos exemplos disso, como a nossa APA Alter do Chão, onde conciliamos turismo, conservação e ordenamento”, completou.

Além da participação em painéis na Green Zone, a Prefeitura de Santarém integra o Pavilhão Pará, onde mantém o estande Casa Santarém Alter do Chão, um espaço dedicado à apresentação de boas práticas de sustentabilidade, exemplos de turismo de base comunitária e ações de valorização da cultura local. O espaço está aberto à visitação no Centro de Convenções Centenário, das 14h às 21h, até sexta-feira.

Por: Cibele Pixinine/Ascom-Semma
Nenhum comentário:
Postar um comentário