sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

DEPUTADO HENDERSON PINTO BUSCA DIÁLOGO SOBRE GLEBA CURUÁ-UNA


A reunião tratou de estudos para criação de unidade de conservação na Gleba Curuá-Una localizada em Mojuí dos Campos, no oeste paraense.

O deputado estadual Henderson Pinto reforçou mais uma vez a importância da regularização fundiária durante audiência na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na ultima quarta-feira, em Brasília. A reunião tratou de estudos para criação de unidade de conservação na Gleba Curuá-Una localizada em Mojuí dos Campos, no oeste paraense.

Participaram também o deputado Aveilton Souza, o prefeito de Trairão, Henrique Borges, e o vereador de Mojuí, Marlon Freitas. Na ocasião, Henderson Pinto e Marlon Freitas sugeriram à coordenadora de Limites do ICMBio, Rayane Souza, que, em vez da criação de uma nova área de conservação, a gleba seja destinada às famílias que já vivem na região, mantendo práticas sustentáveis, modos de vida tradicionais e uso responsável dos recursos naturais.

O deputado destacou a importância do diálogo com os órgãos competentes para acompanhar a revisão dos processos.

“Estamos aqui para construir pontes visando o bem-estar dos produtores que há décadas vivem na terra e dependem dela para sobreviver. Muitos foram surpreendidos com essa medida”, afirmou o deputado Henderson Pinto.

O secretário de Agricultura de Mojuí dos Campos reforçou: “Defendemos a regularização fundiária para que o povo tenha títulos definitivos e individualizados, possa trabalhar, acessar crédito e garantir condições dignas às suas famílias”, concluiu.

No mesmo encontro, o prefeito de Trairão, Henrique Borges, solicitou a correção do perímetro da Flona Itaituba II, que apresenta sobreposição com as glebas Aruri 1 e Aruri 2. O prefeito pediu apoio dos deputados Henderson e Aveilton para acompanhar os próximos passos junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A proposta é garantir acompanhamento direto dos trâmites entre os órgãos envolvidos.

Com informações da Assessoria Henderson Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário