quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Novo gramado do estádio Panterão deve ficar em "condições mínimas" para jogo somente em março

 

Novo gramado do Estádio Panterão 

O São Raimundo Esporte Clube, juntamente com o São Francisco e o Amazônia, vão disputar o Campeonato Paraense de Futebol (Parazão 2026) a partir do dia 24/01, que é a data de início do campeonato. Os três times tem como sede a cidade de Santarém, no Oeste do Pará. 

REFORMA

Em agosto de 2025, foi fechado um acordo entre o São Raimundo e a Confederação Brasileira de Futebol(CBF), com intermediação da Federação Parense de Futebol (FPF), onde na época contou com a presença dos representantes dos 3 clubes de Santarém, do presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul, do vice-presidente Ricardo Oliveira, e do prefeito José Maria Tapajós.
Participaram da reunião com a FPF os representanres dos clubes: José MariaTapajós Junior (São Raimundo), Valdir Matias Junior. (São Francisco) e Maria da Glória (Amazônia).
Na reunião de 2025, ficou acertado as obras de readequação do estádio Panterão que devem se entregues em 2026, ao custo em torno de R$ 1,5 milhão. O estádio é de propriedade do São Raimundo Esporte Clube.

Pelo projeto, o Panterão vai poder contar com arquibancada móvel, que elevaria a capacidade atual de 1.500 para 3 mil lugares. Está incluído também, a construção de vestiário para time visitante e arbitragem. As cabines de imprensa também serão reformadas. No entanto, o Panterão não contará com estrutura de iluminação. Os jogos serão realizados pela manhã ou tarde.

GRAMADO

Na lista de readequações, o gramado foi colocado como prioridade na reforma do estádio. No dia 05/01 o processo de plantio da grama do Panterão atingiu a marca de 100% de conclusão. 
Por enquanto, os duelos das equipes de Santarém, até a 4ª rodada, que se inicía no dia 08/02 estão marcados para o Estádio Dedecão, no município de Belterra.

A diretoria do São Raimundo afirma que o estádio, com todo o gramado será entregue, antes da 5ª rodada, que começa dia 11/02. 

E ai que vem a questão principal, que pode inviabilizar a realização dos jogos ou até prejudicar o desempenho dos jogadores, podendo causar uma grave lesão nos atletas, caso os jogos sejam mantidos no estádio Panterão. 

O problema é que, o gramado para ter "condições básicas" de jogo, precisa de no mínimo 60 dias para ter um gramado pronto e maturado. Antes disso é colocar em risco, a saúde física dos jogadores, com possibilidade de graves lesões.

Outro ponto é que as placas de grama, poderão se soltar durante a realização dos jogos.

Se for seguir a recomendação de 60 dias, o gramado do Panterão só estará liberado em março/2026, depois do Campeonato Paraense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário