quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

DEPUTADO HENDERSON PINTO PRESENÇA IMPORTANTE NA COMITIVA PARAENSE QUE COBRA MEDIDAS CONTRA CRISE NO SETOR DE CACAU, EM BRASÍLIA


Encontro realizado na quarta-feira (11), contou com a presença de um dos líderes do moivimento  deputado Henderson Pinto, além de prefeitos, parlamentares e representantes do setor produtivo.

O fortalecimento da cadeia produtiva do cacau e a revisão das normas de importação pautaram a audiência entre o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e uma comitiva paraense liderada pelo governador Helder Barbalho. O encontro, realizado na quarta-feira (11), contou com a presença importante e determinante do deputado Henderson Pinto, além de prefeitos, parlamentares e representantes do setor produtivo.

O debate central focou nos impactos da Instrução Normativa nº 125/2021, que flexibilizou as exigências fitossanitárias para a importação de amêndoas de cacau. O deputado Henderson Pinto criticou a atual política, destacando o desequilíbrio gerado: “A indústria e os produtores estrangeiros estão ganhando, enquanto reduzimos empregos na Amazônia. Até agora, essa experiência só prejudicou o cacau brasileiro”, pontuou o parlamentar, que também propõe a redução a zero da carga tributária sobre a produção nacional como forma de mitigar essas distorções.

O governador Helder Barbalho reforçou a necessidade de valorizar as vocações econômicas do Pará. Segundo ele, a falta de reconhecimento do agronegócio regional compromete a competitividade nacional. “O que nos preocupa é que o sacrifício da economia e das vocações do Estado do Pará acabe ficando em jogo”, alertou Barbalho.

Em resposta às demandas, o ministro Carlos Fávaro anunciou um conjunto de ações que incluem fiscalização sanitária, com envio de técnicos à Costa do Marfim para reavaliação dos protocolos fitossanitários; revisão das previsões de safra e do preço mínimo do produto; reavaliação do regime de drawback, que concede isenção de impostos à matéria-prima importada; e prospecção de exportações para países como Suíça e Rússia.

Exportação de carne

A comitiva também tratou com o ministro sobre a abertura do mercado norte-americano para a carne bovina do Pará, que detém o maior rebanho do Brasil. O deputado federal Henderson Pinto ressaltou a importância dessas ações lideradas pelo governo estadual para ampliar o mercado externo, fortalecendo um estado que tem como marca o protagonismo econômico do setor agropecuário e o potencial de impulsionar as exportações brasileiras.

Por: Assessoria Henderson Pinto. 

Divulgação - blogdocolares e grupos parceiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário