terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Vereador Alberto Portela manifesta apoio aos povos indígenas e destaca avanços na educação de Santarém


Na sessão desta terça-feira (09) o vereador Alberto Portela (União Brasil) iniciou sua fala durante o Tempo de Liderança manifestando apoio às manifestações dos povos indígenas. Ele ressaltou que a postura do Governo Federal não é a mais adequada, alegando que medidas vêm sendo tomadas sem a devida consulta pública ou anuência das comunidades afetadas, o que considera uma “linha muito dura” e prejudicial.

Portela demonstrou preocupação com o Rio Tapajós, citando o aquífero localizado na região de Alter do Chão, frequentemente apontado como um dos maiores do mundo. O parlamentar criticou o que chamou de “entrega” do Rio Tapajós, fazendo referência ao Decreto 12.100, e reforçou seu posicionamento contrário a iniciativas que possam ameaçar os recursos naturais da região.

Ainda na tribuna, o vereador elogiou o processo de consulta à comunidade escolar e destacou sua participação no acompanhamento das eleições para gestores escolares (diretores de escolas e UMEIs) em Santarém. Anunciou que, a partir do dia 26, os diretores e coordenadores passarão a ser oficialmente denominados “Gestores de Unidade Educacional”, com o objetivo de fortalecer a liderança e a eficiência nas escolas pelos próximos dois anos.

Ao finalizar, Portela destacou avanços na educação do município com foco em dois pilares: resultados em números e aprovação popular. Ele celebrou o recorde histórico de matrículas, abrangendo da educação infantil ao ensino fundamental I e II, e afirmou que os indicadores demonstram o reconhecimento e a aprovação da sociedade santarena ao trabalho desenvolvido pela gestão municipal.

Por ASCOM do vereador Alberto Portela 

Nenhum comentário:

Postar um comentário