A entrega da Usina da Paz de Santarém, realizada hoje, 23, pela governadora Hana Ghassan, representa mais do que a inauguração de um novo equipamento público. Para o ex-prefeito Nélio Aguiar, a concretização da obra simboliza o resultado de um trabalho de articulação institucional iniciado ainda durante sua gestão à frente da Prefeitura, onde articulou com o então governador Helder Barbalho. A implantação da unidade foi fruto de tratativas para disponibilização da área e dos encaminhamentos necessários para que o projeto fosse viabilizado no município.
“Quando o projeto de implantação das Usinas iniciou em Bélem, solicitamos a implantação para Santarém e levei a demanda ao então governador Helder que pediu o terreno como contrapartida para iniciar os trâmites”, lembrou Aguiar.
Hoje pré-candidato a deputado estadual, Nélio participou da solenidade de entrega ao lado da governadora Hana Ghassan, do prefeito Zé Maria Tapajós e de outras lideranças políticas, destacando a importância da continuidade das políticas públicas e das parcerias entre os diferentes níveis de governo para que grandes investimentos se transformem em benefícios concretos para a população.
“É muito importante para uma cidade ter um gestor que esteja alinhado com o legislativo, com o executivo estadual e tenha portas abertas em Brasília. Quem ganha é a população. Mas é um alinhamento que demora para ser construído”.
A Usina da Paz de Santarém é a primeira da Região de Integração do Baixo Amazonas e passa a oferecer gratuitamente dezenas de serviços nas áreas de saúde, assistência social, educação, esporte, cultura, lazer, qualificação profissional e cidadania, beneficiando diretamente moradores de Santarém e de municípios vizinhos.
Para quem acompanha a trajetória administrativa de Nélio Aguiar, a inauguração reforça uma característica que marcou seus dois mandatos como prefeito: a capacidade de trabalho e união política capaz de transformar projetos em realidade.
Durante oito anos de gestão, Santarém recebeu investimentos considerados estruturantes, como a Nova Orla, o Parque da Cidade, o Mirante do Saubal, as avenidas Elias Pinto e Anysio Chaves, dezenas de escolas e creches, unidades de saúde, microssistemas de abastecimento de água, equipamentos esportivos e diversas obras de infraestrutura urbana e rural.
Hoje com Zé Maria Tapajós e Hana, a Usina da Paz passa a integrar essa lista de conquistas articuladas ao longo dos últimos anos, demonstrando que muitos investimentos públicos exigem planejamento, diálogo institucional e continuidade administrativa para serem concluídos.
Segundo Nélio Aguiar, acompanhar a entrega da obra representa a confirmação de que o trabalho realizado durante sua gestão continua produzindo resultados para a população.
"A Usina da Paz representa muito mais do que um prédio moderno. Ela significa oportunidades, inclusão, cidadania e esperança para milhares de famílias. Tenho a alegria de saber que ajudamos a construir esse caminho, desde as primeiras articulações para trazer esse importante projeto para Santarém. Ver esse sonho concretizado mostra que, quando há diálogo, parceria e compromisso com a população, os resultados chegam. É assim que acredito na política: unindo esforços para transformar a vida das pessoas," disse Nélio.
A entrega da Usina da Paz também evidencia a importância da cooperação entre Prefeitura e Governo do Estado na execução de políticas públicas de grande alcance social. O complexo integra uma rede estadual voltada à inclusão social e à prevenção da violência, oferecendo mais de 70 serviços gratuitos em um único espaço.
Em um momento em que se prepara para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Pará, o ex-prefeito sustenta o discurso de que sua experiência administrativa e sua capacidade de articulação podem contribuir para atrair novos investimentos e fortalecer o desenvolvimento de Santarém, do Baixo Amazonas e de todo o estado, ampliando oportunidades e melhorando a qualidade de vida da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário